domingo, 29 de outubro de 2017

GOSTEI DE LER "O SUCESSO DAS LIDERANÇAS ESCOLARES"

Gostei de ler o texto de João Ruivo, “O sucesso das lideranças escolares” em qua acentua a sua importância, designadamente na sua dimensão emocional.
Como tenho escrito, muitos estudos e a experiência mostram que nas organizações, incluindo escolas, a qualidade das lideranças tem um impacto forte no desempenho global das instituições e também de todos os que nela funcionam.
Boas lideranças escolares traduzem-se em melhores e mais estáveis climas de trabalho, maior nível de colaboração entre os profissionais, menor absentismo, melhores resultados ou menos incidentes de natureza disciplinar, melhor relação com pais e comunidade, entre outros aspectos.
Camões já afirmava que um fraco Rei faz fraca a forte gente” o que numa actualização republicana poderá entender-se como a defesa de lideranças competentes, com um gestão participada, com mecanismos de eleição alargados, transparentes, escrutinados e com, insisto, mecanismos de regulação que previnam excessos e abusos.
A qualidade e o sucesso da liderança de escolas e agrupamentos assumirão ainda maior relevância num cenário desejável de incremento de autonomia de escolas e agrupamentos. Na verdade, esta autonomia é uma ferramenta de desenvolvimento da sua qualidade, pois permite que os seus recursos, modelos de organização e funcionamento, oferta educativa, etc. se ajustem às especificidades de contexto e, assim, melhor possam responder à população que servem, a toda a população, evidentemente, de acordo com as suas necessidades.
Veremos se o anunciado caminho de municipalização em modo “proximidade” potencia uma efectiva autonomia ou se descentraliza sem que a decisão em matérias importantes passe pelas escolas. 

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