sábado, 14 de outubro de 2017

DO ENSINO SUPERIOR

No Jornal de Letras está uma entrevista com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A entrevista é interessante julgo importante registar algumas ideias sem o restante seja desvalorizado, antes pelo contrário.
Uma primeira referência à preocupação com a promoção do acesso a formação superior nas suas diferentes configurações. Em Portugal não existem demasiados cidadãos com formação superior, antes pelo contrário, precisamos de melhorar os nossos indicadores. No mesmo sentido registo a preocupação de minimizar o abandono. É reafirmado o facto tantas vezes esquecido de que Portugal é um dos países em que a formação superior mais compensa.
Uma outra ideia prende-se com a intenção de promover através de adequados dispositivos o acesso ao ensino superior de alunos com necessidades especiais. Efectivamente, considerando o número de alunos nesta situação que frequenta o ensino secundário e o número baixíssimo que transita para o ensino superior torna-se evidente o quanto está por fazer como tantas vezes aqui referi.
Uma terceira nota para sublinhar a importância atribuída à oferta e de formação e investigação nas áreas das ciências sociais e das humanidades. Este entendimento é claramente diferente para melhor relativamente à crática negrura que se abateu em particular neste domínio da investigação.
Uma nota lateral para registar com agrado o aumento da verba prevista para investigação na proposta de OGE para 2018.
Vamos acompanhando desejando a confirmação dos caminhos enunciados.

Sem comentários: