sexta-feira, 11 de julho de 2014

A GENERALIZAÇÃO DO ENSINO DO INGLÊS. Teremos uma nova PPP?

"Fracos resultados a Inglês levam Crato a generalizar ensino da língua a todos os alunos do 3.º ano em 2015/2016"

São conhecidos os resultados do Key for Schools, o exame de inglês decorrente da parceria público-privada instituída pelo MEC envolvendo a Universidade Cambridge e algumas empresas. Como o MEC antecipou ao centrar os exames no nível A2, correspondente ao 7º ano, apenas 22.1% dos alunos atingiu o B1 que corresponde ao seu ano de escolaridade, o 9º. Acresce que quase metade dos alunos obtiveram resultados abaixo de A2 o que revela as dificuldades esperadas e afirmadas antes da realização o exame.
Talvez por estas razões o MEC veio anunciar que o ensino obrigatório do Inglês no 3º ano de escolaridade previsto para 2015/2016 será implementado em todas as escolas.
De facto, numa daquelas decisões estranhas que esta questão tem conhecido, em 2015/2016 o ensino do Inglês no 3º ano seria obrigatório mas apenas em algumas escolas, ou seja, criar-se-ia uma discriminação inaceitável pois um conteúdo curricular que passa a obrigatório porque se justifica que assim seja, ficaria inacessível a uma parte dos alunos comprometendo a equidade.
Tal situação parece agora corrigida e o Inglês irá nascer para todos.
O que sempre me surpreende é que sendo necessidade de que assim fosse tão óbvia porque é que não se definiu isto desde o início.
Vamos ainda ver como resolverá o MEC a questão dos recursos docentes para esta generalização do ensino do Inglês. Estará na agenda uma outra PPP?

3 comentários:

Carlos Ceia disse...

Zé, eu sei que a informação pública vem saindo aos poucos, mas isto é mais complicado de fazer do que de comentar. Quando se anunciou que seria experimental em 2015, era a ideia ou percepção inicial, antes de estar estudado o problema. A percepção desta realidade é muito complexa, embora pareça simples ao público. Agora, estando o estudo da situação concluído, a percepção da realidade é outra, por isso é possível afirmar hoje, com segurança, que o ensino de Inglês será para todos em 2015.

Zé Morgado disse...

Olá Carlos, sem dúvida que a situação é complexa.
No entanto, a decisão antes anunciada de que uma matéria curricular seria obrigatória mas essa obrigatoriedade não seria para todos é que se me afigurava estranha.
Acharia mais prudente afirmar que se estava a estudar a possibilidade de introduzir o ensino do Inglês no 3º ano para TODOS em 2016/2017 e, verificando-se que seria possível antecipar, excelente. Uns sim e outros não é que me pareceu desajustado e agora, felizmente, corrigido. Um abraço

Carlos Ceia disse...

O anúncio inicial, quando não havia nada estudado, podia ter sido diferente, reconheço. Mas agora foi corrigida essa previsão inicial. Isto vai dar certo, verás. Não haverá nenhuma PPP. Todas as situações difíceis estão estudadas e quando for publicada a nova lei saber-se-á que o processo será eficiente e justo. Nem sempre acontece, mas nesta matéria em particular há razões para optmismo. Abraço