sábado, 5 de abril de 2014

O 25 DE ABRIL ORIGINAL E O CONTRAFEITO

"Pedro Lomba. "O governo tenta continuar e desenvolver o espírito do 25 de Abril original"

Sempre que se aproxima mais um 25 de Abril surgem os discursos dos "donos" do 25 de Abril. Cada opinador, actor político ou outra qualquer personagem, vem reclamar ser o "verdadeiro", o "legítimo",  o único representante dos ideais, do espírito, de Abril.
Hoje no I, o Geniozinho Pedro Lomba, o adjunto do Génio Poiares Maduro, vem afirmar que o Governo "tenta continuar e desenvolver o espírito do 25 de Abril original".
Também o Geniozinho Lomba não resistiu à tentação da apropriação do "25 de Abril original".
Acho muito interessante a ideia. 
Primeiro simpatizo com o conceito de desenvolvimento do espírito mas sobretudo, isso é que é importante, o espírito do 25 de Abril "original".
Claro que, como todos os outros, o geniozinho Lomba explica o que é o 25 de Abril original, ou seja, o seu 25 de Abril e o que é o 25 de Abril contrafeito, o dos outros todos que estragaram o espírito original.
Como é evidente, o Genizinho Lomba entende que os cortes já realizados em muitas dimensões do chamado estado social e nos direitos individuais, a pobreza e exclusão, a entrega generosa à iniciativa privada de áreas estratégicas que deveriam ser tuteladas pelo estado, a implosão da escola pública, as dificuldades crescentes no acesso à saúde, a protecção evidente de grupos económicos, etc., etc., são a defesa do "espírito do 25 de Abril original".
Não, geniozinho Lomba, tudo isto representa um 25 de Abril contrafeito, tóxico, está a fazer mal a muita gente. Assuma a política do Governo que integra, é legítimo que o faça e o 25 de Abril, aquele 25 de Abril de 74, também tem a ver com democracia e diferenças políticas. Mas não crie equívocos manhosos.

Sem comentários: