quinta-feira, 11 de março de 2010

OS PAIS "MAUS" DOS MIÚDOS "MAUS"

Não vos queria massacrar com minudências tão chatas como o problema dos alunos "maus", que, muitos deles, vão ser adultos maus, mas o que há uns dias eu tinha previsto aí está. O CDS-PP vai propor que os abonos de família das famílias dos rapazes "maus" sejam cortados, pelo menos em parte.
Quando a CONFAP, através do seu presidente Albino Almeida, defendeu a ideia referi que esta seria certamente bem recebida e defendida por alguns sectores.
Mais algumas notas sobre esta questão.
1 - A maioria dos pais não gosta que os seus filhos sejam "maus". A maioria não sabe como fazê-los "bons". Estes precisam de apoio não de multas. Ponto.
2 - Uma minoria, muito pequena, de pais de miúdos "maus" são pais maus não estão interessados ou preocupados em ser bons, nem se preocupam com os filhos, são "negligentes". Nestes casos, o problema é, no limite, retirar a guarda dos filhos, a multa não mexe seguramente com a negligência destes pais. Ponto.
3 - Um miúdo "mau" levanta problemas numa escola, qualquer escola, onde existem umas dezenas largas de especialistas em educação que não conseguem "resolver" os problemas criados por esse miúdo "mau". Será que alguém que conheça estes cenários acredita que os pais serão capazes de resolverão mesmo se lhes retirarem parte do abono de família? Não acredito. Ponto.
Dito isto, se de facto se quiser caminhar no sentido de envolver e responsabilizar a famílias dos miúdos "maus", o percurso será a criação de estruturas de mediação entre a escola e a família que permitam apoiar os pais dos miúdos maus que querem ter miúdos bons e identificar as situações para as quais, a comprovada negligência dos pais exigirá outra colocação para os miúdos.
O resto é demagogia e desconhecimento.

5 comentários:

Nuno disse...

Para além disto, vão ser dadas autorizações aos directores dos agrupamentos para suspender da escola os miúdos agressores.
Não era suposto eles irem à escola?
Provavelmente para alguns deles esta suspensão não passará de ouro sobre azul, um prolongamento das férias ou um bónus por "bom comportamento".

JB disse...

Caro Nuno, o actual Estatuto já permite a suspensão preventiva (imediata) até 5 dias. Porque é que os directores das escolas não o aplicam? Será preciso o Ministério? Esta medida não é mais do que fazer de conta que estão a tratar do problema.

JB disse...

Caro Zé Morgado
A Confap não defende a penalização do pais dos meninos maus, mas sim, admite a penalização dos pais maus que são ausentes, da família e da escola. Como o parecer "caíu" com o caso de Mirandela misturou-se tudo. Mas não é bem assim.

Veja http://www.confap.pt/docs/Proposta_de_Parecer_sobre_Alteracao_do_Estatuto_do_Aluno.pdf

mariana emídio disse...

O CDS-PP "esqueceu", provavelmente, que a medida a propor pode ter um efeito nefasto. Afinal, falamos de pessoas que precisam de ajuda; castigar os pais dessa forma, não irá contribuir para o agravamento do problema? Pergunto eu, na minha insipiência.

Bem-haja!
Mariana

Zé Morgado disse...

Meu caro JB, eu entendi a posição da CONFAP, dirige-se apenas aos pais "maus" como eu lhe chamei. No entanto, continuo a pensar que, como disse no texto, se os pais são mesmo negligentes e incompetentes então a questão não é multar é retirar as crianças. Creio que, no fundo, estaremos de acordo, pais disfuncionais, desestruturados e negligentes não mudam por lhes mexer no abono da família como já veio propor o CSD-PP.