quinta-feira, 4 de março de 2010

MANUAIS DE INSTRUÇÕES

Contrariamente ao que acontece com todos os bens, até por imposição comunitária, as crianças continuam a ser fornecidas aos pais sem virem acompanhadas de um manual de instruções, em várias línguas, preferencialmente.
Algum excesso nos discursos sobre a "instrução" e as questões novas que as mudanças nos valores e nos estilos de vida colocam, levam a que alguns pais sintam algumas dificuldades no seu trabalho de pais e a que muito técnicos entendam providenciar um "manual de instruções". Ultimamente tem-se verificado um aumento exponencial no aumento destes "manuais". Existem para todos os gostos, para todas as idades e escritos sob as mais variadas perspectivas. Tenho lido muitos, uns acho interessantes e uma eventual ajuda para alguns pais e para algumas questões, outros, devo confessar, deixam-me alguma inquietação.
Para além das ajudas que os pais possam encontrar nestes "manuais de instruções" creio ser importante sublinhar que, felizmente para todos nós, a começar pelas crianças, os pais são intuitivamente competentes, mais "asneira", menos "asneira", mais uma "festinha", menos um "ralhete" e a estrada cumpre-se sem grandes sobressaltos. Um discurso social excessivo em torno da "psicologização" ou induzindo a ideia de que só indo a uma "escola de pais" e lendo vários "manuais de instruções" poderemos ser bons pais, pode ser mais fonte de problemas que de ajuda.
Parece-me importante que os pais falem entre si sobre as suas experiências, sem medo de que os julguem maus pais, que na relação com os técnicos ligados à educação as conversas não incidam quase que exclusivamente sobre "se está bem ou mal na escola", mas que se abordem as questões educativas também no contexto familiar. Os "manuais de instruções" não são A solução, são, muitos deles, apenas mais uma ajuda.
Pais atentos, pais confiantes, são pais que educam sem especiais problemas. Curiosamente, alguns "manuais" e alguns discursos "cientifico" podem aumentar a insegurança e a ansiedade de alguns pais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que o professor devia escrever um manual para os filhos lidarem com pais malucos.

Ou como se diz em psicologia lidarem com o paterno e o materno de melhor forma.

Abraço
A.C.