sábado, 7 de outubro de 2023

MIMOS A MAIS OU "NÃOS" A MENOS

 Achei interessante o texto de Rute Agulhas no DN, “Vamos frustrar as nossas crianças!”. Umas notas breves em linha com o que muitas vezes aqui tenho escrito e conversado com pais e profissionais na área da educação

A questão abordada, os limites e a forma como a criança deve aprender a lidar com os limites é claramente um aspecto crítico na educação familiar. Basta estar atento aos comportamentos que observamos em diferentes espaços públicos para perceber como assim é.

Estas preocupações estão muitas vezes presentes nas conversas com pais e não é raro alguém dizer que as crianças reagem com birras porque têm “mimo” a mais. Acho sempre curiosa a reacção quando afirmo que, primeiro, não me parece que exista mimo a mais, poderá existir mau mimo, um mimo tóxico para crianças e adultos. Faz mal porque é mau, não porque seja muito.

Na verdade, o que as crianças, muitas crianças, têm é “nãos” a menos. Muitos pais, muitos adultos sendo quase sempre capazes de dar os mimos e os elogios, muitas vezes mostram-se incapazes de dar os nãos, de estabelecer os limites e as regras que, como sempre digo, são tão necessárias às crianças como respirar e alimentar-se. São bens de primeira necessidade para o desenvolvimento saudável das crianças.

Esta dificuldade dos adultos em oferecer os nãos aos miúdos, decorre muitas vezes de algum desconforto culpabilizante sentido com as circunstâncias e estilos de vida que inibem o tempo e a disponibilidade que desejariam ter para os filhos. Também me parece que alguns pais evidenciam crenças e, ou, convicções desajustadas sobre a importância de limites, regras e rotinas.

O problema é que sem os “nãos” que regulam regras, comportamentos, limites, muitas crianças, a coberto do afecto ou dos elogios dos pais que não é muito, mas é desajustado, transformam-se em pequenos ditadores que infernizam a vida de toda a gente, a começar por si próprios.

Mas não têm mimos, afecto, elogios a mais. Têm, repito, nãos a menos.

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