quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

É PRECISO E URGENTE UM ACORDO

 Hoje e sexta-feira realizam-se duas rondas de negociação entre o ME (não sei se o Ministério das Finanças estará representado, mas poderia ser útil) e os representantes dos professores. Muitas vezes aqui tenho escrito que a natureza dos problemas sentidos pelos professores e o seu impacto na qualidade do sistema educativo torna urgente e imprescindível o estabelecimento de um entendimento e tomada de decisões que há muito tempo deveriam ter sido assumidas e consideradas como prioridade.

Como é óbvio não sabemos o resultado deste processo e a informação hoje divulgado não é animadora. No entanto, conhecemos o risco da intransigência, da injustiça e da incompetência. Será assim tão difícil numa sociedade democrática encontrar algum entendimento em questões essenciais na educação como, sem hierarquizar ou esgotar, autonomia e gestão da escola, currículo, avaliação interna e externa, valorização dos professores e modelo de carreira, contratação e avaliação, a recuperação do tempo de serviço ou o papel das autarquias?

Também sabemos que a inexistência de um acordo que seja isso mesmo, um acordo, terá certamente custos que, muito provavelmente, serão superiores mesmo que de forma não tangível aos custos de um acordo.

É isto que, do meu ponto de vista, deve estar em equação na definição de políticas públicas.

Sem comentários: