quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

ENTRE O OPTIMISMO, O PESSIMISMO E O REALISMO

 Quando foi anunciado o actual período de encerramento das escolas tive oportunidade de em algumas colaborações com a imprensa e nas reflexões que aqui deixo afirmar que me parecia ser importante ter alguma serenidade e prudência nas reacções a um novo período de ensino não presencial. Referi a necessidade de não sobrevalorizar, mas não esquecer, as consequências negativas que inevitavelmente surgirão para alguns alunos.

Tal entendimento não releva da crença mágica de que “vai correr tudo”, “as escolas estão preparadas” ou dos discursos do Ministro da Educação.

Não, não vai correr tudo bem, já lá iremos, mas acredito que vai correr melhor do que no ano passado.

Em primeiro lugar, os professores e as escolas, vão colocar o empenho e esforço com que habitualmente trabalham e neste nova etapa têm um acervo de experiência e reflexão que permitirá minimizar o que no ano passado foi menos eficaz, melhor utilização dos dispositivos digitais e melhor adequação aos diferentes anos de escolaridade (idade) dos alunos na definição de trabalho síncrono e assíncrono, mais contenção e critério na definição e duração de actividades, maior atenção aos níveis de autonomia dos alunos o que poderá minimizar a dependência do apoio dos pais. Esta afirmação não esquece o que de muita qualidade foi realizado, mas recorda dimensões muito presentes no ensino de emergência que foi estruturado.

Um outro aspecto que me parece de considerar é a experiência também já adquirida pelos alunos e pelos pais que, conjugada com a dos docentes, permitirá que o seu trabalho seja mais adequado, envolvido e eficaz.

Do meu ponto de vista, também não é irrelevante o facto de, na actual circunstância, o horizonte temporal de encerramento ser, provavelmente, mais curto. Aliás, é imperioso que o seja salvaguardando, naturalmente, as questões de saúde pública.

Acresce que desta vez parece mais acautelado o apoio presencial a alunos mais vulneráveis, com necessidades especiais ou acompanhados pelas CPCJ bem como das equipas locais de intervenção precoce na infância.

Acima referi não esperar que tudo vá correr bem apesar de mostrar algum optimismo e confiança. O principal factor de risco continua a ser, do meu ponto de vista, o incumprimento do prometido, para Setembro, equipamentos informáticos e de acessibilidade para alunos, professores escolas.

Os que já chegaram ás escolas são manifestamente insuficientes apesar do esforço de algumas entidades como autarquias e particulares. A prometida tarifa social no acesso a banda larga está também por cumprir. Foi noticiada a assinatura de contratos de compra de equipamentos já no final de Dezembro e hoje no JN é noticiada autorização aprovada pelo Governo para a realização de despesa para a aquisição de computadores e ligação à net sendo que as aulas começam no dia 8.

Como é reconhecido, o efeito mais severo do ensino não presencial sobretudo nos alunos mais novos foi, justamente, o acentuar da falta de equidade, o acentuar dos efeitos das variáveis sociodemográficas colocando muitos alunos mais distantes da escola.

Também creio que deveria estar a ser preparado, eventualmente estará, mas as práticas anteriores são pouco animadoras, um plano de retorno ao ensino presencial, não que tenha de ter datas, mas de procedimentos, orientações no sentido de avaliação de efeitos e apoios dedicados à recuperação.

A proactividade, apesar da complexidade da situação, é mais amigável da qualidade que a reactividade embora saibamos, temos o exemplo de Março de 2020, que às vezes há que reagir e avançar. No entanto temos já experiência que deveria ajudar a regular o que actualmente vai acontecendo.

Creio que ainda estamos a tempo de apesar das dificuldades podermos levar a generalidade das crianças e jovens a porto seguro, assim saibamos e queiramos responder atempadamente e competentemente às suas necessidades.

O Ministro afirma que “Sabemos que necessariamente (esta geração de alunos) vão ter mais problemas de alergologia daqui a 20 anos. Porque vão ser muito mais obesos. Vamos ter problemas oncológicos, respiratórios, cardiovasculares, mentais. Não Senhor Ministro, tal não irá certamente acontecer, muito menos pelas razões que refere.

Se fizer o seu trabalho, com maiores ou menores dificuldades, como sempre e em todas as circunstâncias, escolas, professores, directores, técnicos auxiliares, pais e alunos farão o que lhes compete. Correrá sempre tudo bem? Não, estamos no universo da educação escolar e numa sociedade complexa e desigual.

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