domingo, 7 de junho de 2020

SÓ PELA EDUCAÇÃO


Ontem, um pouco por todo o mundo e também por cá, realizaram-se manifestações contra o racismo. O motivo próximo para sua realização decorre do bárbaro assassinato de George Floyd nos EUA. ainda mais inquietante é a certeza de que naquele minuto, numa qualquer parte do globo, mais alguém, pequeno ou grande, homem ou mulher, novo ou velho estaria também a sofrer pelo atropelo dos seus direitos, das suas convicções ou, simplesmente, por existir e ser como é. A barbárie anda por aí.
É importante que não o esqueçamos, sobretudo nestes tempos em que a intolerância, o racismo, o atropelo a direitos de minorias, a violência, o ódio, a exclusão, parecem estar a crescer, estão muito perto de cada um de nós.
Acho que muitos de nós chegámos a acreditar que algumas páginas da história estariam viradas de vez e seriam ... história. Muitos de nós sentimo-nos perplexos porque …são presente.
Sabemos que os comportamentos e discursos fortemente ligados à camada mais funda do nosso sistema de valores, crenças e convicções são de mudança demorada. Esta circunstância, torna ainda mais necessária a existência de dispositivos ao nível da formação e educação de crianças e jovens e de uma abordagem séria e persistente nos meios de comunicação social que assentem na promoção da tolerância e respeito pela diferença e pelos direitos humanos.
Se olharmos para a mediocridade da generalidade das lideranças actuais mais evidente se torna que só uma aposta muito forte na educação, escolar e familiar, pode promover mudanças sustentadas neste quadro de valores.
É uma aposta que urge e tão importante como os conhecimentos curriculares.

Sem comentários: