quinta-feira, 11 de junho de 2020

GOSTEI DE LER "VÍRUS NO ENSINO SUPERIOR"


Gostei de ler e merece reflexão o texto de Mariana Gaio Alves no Público, “Vírus no ensino superior”.
A tentação que parece emergente de diminuição significativa das aulas presenciais no ensino superior substituindo-as por ensino não presencial com o apoio de ferramentas digitais ou a diminuição de cargas horárias nas actividades lectivas merece ser acompanhada e analisada com muita prudência.
Da minha experiência e do que conheço de muitas instituições de ensino superior a resposta de emergência que foi estruturada no contexto que atravessamos não é “ensino à distância”, longe disso. 
É evidente que, do meu ponto de vista, é imprescindível integrar dispositivos de “ensino à distância” no contexto dos processos de formação no ensino superior, acontece por cá, caso da Universidade Aberta num quadro e modelos específicos, oferta também já presente noutras institições  de ensino superior de forma mais integrada e noutros países com objectivos e recursos diferenciados.
Há algum tempo que se utiliza de forma mais ou menos regular suportes digitais para trabalho regular com grupos pequenos para orientação de trabalhos e projectos, orientação de dissertações, seminários, conferências, reuniões, etc, e são ferramentas extremamente potentes com grande capacidade apoio e versatilidade.  
No entanto e do meu ponto de vista, continuo a entender como essenciais nos processos educativos incluindo no ensino superior, a proximidade, a presença inteira, a comunicação e a relação, o olhar e os gestos, etc.
No entanto e como escreve Maria Gaio Alves, pode haver a tentação de “aproveitar a rápida e adequada resposta dos docentes e das instituições à emergência pandémica que se declarou em março para instalar, de forma perene, algo que erradamente se designa de ensino à distância, em que se aumenta exponencialmente o número de alunos por turma, se eliminam unidades curriculares e se diminuem as horas de contacto entre estudantes e professores.
Acresce, continuo a citar, que “Eliminar a possibilidade do encontro entre professores e a diversidade de alunos que frequentam os cursos e as instituições é uma opção que arrisca contribuir para o aumento do número dos que desistem de frequentar as universidades e os politécnicos. E tal é particularmente preocupante num país como Portugal, onde os níveis de escolarização superior são ainda baixos por comparação com o que se verifica em geral nos países europeus.”
Aguardemos os desenvolvimentos, mas importa estar atento.

Sem comentários: