sexta-feira, 5 de junho de 2020

O ESTUDO DO MEIO É UMA ACTIVIDADE COMPLEXA


Como sabemos o Estudo Meio é uma actividade complexa.
Numa das suas aulas o meu neto estava a estudar o meio, à distância como agora (e quase sempre) temos de o fazer, numa espécie de meio virtual. Às tantas, deparou no manual com uma questão em que se via o que parecia ser um meio agrícola, uma quinta, com diferentes animais que vivem naquele meio, como se sabe, cada animal tem o seu meio e também estava um tractor.
A questão que se pretendia estudar naquele meio era qual seria o som desagradável, a voz de algum dos diferentes animais representado ou o som do tractor.
Sem grande hesitação o Simão assinalou o galo.
Não produziu a resposta que estaria certa e indicada pela generalidade dos coleguinhas, o tractor.
Justificou a sua resposta com o facto de adorar andar de tractor quando está no Monte no Alentejo e não gostar do som do galo porque o acorda.
Como disse acima, o meio é uma realidade complexa e subjectiva. O conhecer o meio e o que se gosta no meio não é a mesma coisa que estudar o meio.
Neste caso até pode acontecer que os genes façam parte da equação, não se riam e não me adjectivem, mas eu também gosto do som embalatório do tractor quando ando na lida umas horas em cima dele.
Deve fazer parte do que eu e o Simão chamamos nas nossas conversas de “código de avô e neto”, só a gente é que percebe.

1 comentário:

Felicidade disse...

Quem é do campo e está habituado a todos esses sons, escolheria, sem hesitar o galo. É horrível acordar cedissimo com o galo. O trator não incomoda nada e eu gostava muito de andar em cima dele, olhar para trás e ver o resultado do trabalho.