domingo, 17 de março de 2019

SMS - "Sinto-me Muito Só"


Uma referência a um trabalho realizado pelo ISPA - Instituto Universitário que em linha com diferentes estudos no mesmo universo sugere o aumento do sentimento de solidão entre os jovens que passam mais tempo “ligados” nas redes sociais.
De facto, são múltiplos os estudos que evidenciam indicadores desta natureza o que pode ser considerado mais um sinal dos tempos. No entanto e por isso mesmo, importa estar atento ao tempo excessivo e aos riscos associados a este comportamento.
A propósito do sentimento de solidão, de há muitos anos que se sabe que não se cresce só, cresce-se na relação com pares e adultos. É por isso que, embora entenda a expressão, ouvir chamar a este tempo, o tempo da comunicação, me faz sorrir, acho mais apropriado considerá-lo o tempo do estar só ou a assistir à solidão dos outros.
As redes sociais, justificando a sua designação, acabam por aproximar os “sós” ou potenciar os riscos da sua fragilidade.
Apesar deste aparato comunicacional e sem querer minimizar os óbvios e imensos lados positivos deste fenómeno creio, no entanto, que muitas crianças e adolescentes, mas também muitos adultos, mascaram a solidão em que vivem e que, alguns, sentem, através, por exemplo, da troca de centenas de SMS que, em algumas circunstâncias, são mais SOS que SMS, ou seja, no fundo dirão "Sinto-me Muito Só e tu?"
Creio que precisamos de estar mais atentos para que o mundo da comunicação através de SMS, ou das redes sociais da net, não substitua o mundo da comunicação real, entre pais e filhos, por exemplo, ou entre as pessoas de uma forma geral. Os riscos, conforme o estudo citado acima, são claros.

Sem comentários: