segunda-feira, 2 de março de 2015

DA INCLUSÃO

"Músicos com síndrome de Down e autismo vão representar a Finlândia na Eurovisão"

Peço desculpa pela insistência mas retomo umas notas sobre um notícia que ontem também aqui tinha referido numa primeira reacção. No entanto, dada a relevância que do meu ponto de vista apresenta, volto à questão.
Na Finlândia, o público votou numa banda musical, Pertti Kurikan Nimipäivät, constituída por pessoas com trissomia 21 e com quadro clínico de autismo para representar o país no Festival da Eurovisão.
Esta situação é de um significado fortíssimo.
Em primeiro lugar, deve registar-se que resulta da eleição pelo público num concurso aberto e não a nomeação que poderia estar contaminada por outras intenções.
Como muitas vezes aqui tenho referido, o verdadeiro critério de inclusão é a participação nas actividades comuns da comunidade. Em muitas circunstâncias, os eventos que em que participam pessoas com deficiência são-lhes exclusivamente dedicados, apenas envolvem pessoas com deficiência.
Confesso que estou cansado de assistir a encontros, escolas por exemplo,  mas também iniciativas das instituições, em que, em nome da Inclusão, no meio de um conjunto de actividades, aparece a "actuação" de um grupo de miúdos ou graúdos só constituído por gente "especial", a cuja actuação assiste a população "normal" e que parecem um erro de "casting". Não percebo porque os grupos que "actuam" não podem ser heterogéneos e em iniciativas abertas como, por princípio, é qualkquer actividade humana.
Eles, os "especiais" são capazes, como ontem afirmava. Muitos dos outros, de nós, os "normais", têm, temos, dificuldade em acreditar. Enquanto assim for é mais difícil estruturar actividades de inclusão em que a participação seja real e não um fingimento.
Boa sorte para os Pertti Kurikan Nimipäivät.

Sem comentários: