domingo, 8 de julho de 2007

CHATS, SEXO E ADOLESCENTES

No DN de hoje aparece um trabalho muito interessante, mas também inquietante, sobre a utilização das salas de chat por adolescentes que, a troco do carregamento do telemóvel por exemplo, se dispõem a exibições e comportamentos sexuais para eventuais “clientes”, companheiros de web.

Já aqui temos referido como o mundo dentro do ecrã é um mundo tão fascinantemente rico como, também, encerra riscos severos. É, por isso, fundamental que se publicitem aspectos e possibilidades, quer num sentido, quer noutro.

No entanto, diz-me a experiência de contacto com muitos pais de adolescentes, a grande questão é como lidar com este mundo. Ninguém tem soluções milagrosas e definitivas mas um primeiro aspecto fundamental é tornar muito clara aos pais, a todos os pais, a sua existência. Para isso é essencial a informação. Depois, creio que a escola terá um papel também importante na abordagem com os adolescentes, de forma aberta, de TODAS as dimensões possíveis de utilização da net. Continuo a sustentar que o melhor caminho é promover nos jovens a auto-regulação do seu comportamento. E isso exige informação, diálogo, confiança, responsabilidade e autonomia.

Sem comentários: