quinta-feira, 2 de julho de 2009

OS SOBREVIVENTES

Mais uma tragédia com um avião, nas Ilhas Comores, trouxe para primeira página uma milagrosa história de sobrevivência. Bahia Bakaria de 14 anos foi a única sobrevivente e este milagre da vida quase ofuscou a tragédia da morte dos outros 154 ocupantes.
Esta história de sobrevivência lembrou-me os milhares de outras histórias de sobrevivência cujos protagonistas são os putos deste país, só falo deste. De um estudo recente que aqui referi, um em cinco crianças em Portugal são pobres e 39% vivem com constrangimentos económicos. Temos meio milhão de desempregados, muitos dos quais com agregados familiares em que os putos convivem com o drama do(s) pais. Temos números de insucesso educativo e abandono que, apesar de em regressão, afectam demasiadas crianças e adolescentes. Temos milhares de crianças institucionalizadas muitas delas sem projecto de vida. Temos miúdos maltratados e negligenciados em família que são desconhecidos pelos serviços e pela estatística, constituindo aquela percentagem que a sondagem nunca mostra como diz Sam The Kid.
Pois a verdade é que a grande maioria destes putos vai dar a volta por cima, vai construir um futuro que, de alguma maneira, mereça ser vivido. Muitas histórias que conhecemos são de tal forma dramáticas que causam a maior das perplexidades verificar como os miúdos lhes sobreviveram, com base nos seus mecanismos de protecção internos e, certamente para alguns, com um anjo da guarda por perto.
Se estivermos atentos, todos os dias nos cruzamos com um sobrevivente, anónimo, desde sempre, para sempre.

Sem comentários: