sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

E AMANHÃ? E DEPOIS DE AMANHÃ?

 Não é possível saber qual a adesão que merecerá a manifestação que amanhã os professores realizarão em Lisboa. Considerando o que se observado nas últimas semanas, é bem possível que as movimentações de 2008 possam ser ultrapassadas o que terá um significado inquestionável.

Por outro lado, a manutenção de discursos e intervenções erráticas por parte da tutela e o recurso a procedimentos que, mais do que esclarecer ou contribuir para a solução, agudizam o confronto e não parecem indiciar a possibilidade de concertação e confiança.

No entanto, é fundamental que a única forma de ultrapassar este cenário, a negociação, não esteja comprometida.

Como frequentemente escrevo e afirmo, muitos dos problemas dos professores são também problemas nossos, de toda a comunidade. A qualidade da educação e da escola, pública ou privada, tem como um dos eixos críticos o trabalho dos professores que, por sua vez, exige serenidade e confiança.

Os sistemas educativos com melhor qualidade, independentemente dos critérios de qualidade são, em regra, os que mais valorizam os professores, em termos sociais, em termos profissionais e também no estatuto salarial.

A defesa da qualidade da educação e da escola, pública e também privada, passa incontornavelmente pela defesa e valorização das condições de trabalho, em diferentes dimensões, que possibilitem que o desempenho de escolas, professores, directores, técnicos, funcionários, alunos e pais tenha o melhor resultado possível.

O futuro passa pela educação e pela escola, donde ...


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