terça-feira, 22 de junho de 2021

QUALIFICAÇÃO, UM BEM DE PRIMEIRA NECESSIDADE

 

Com os apoios do PRR as instituições de ensino superior poderão apresentar candidaturas que lhes permitam aumentar a oferta formativa.

A oferta contemplará cursos nas “áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e pretende-se uma ligação das instituições de ensino superior a entidades como empresas ou autarquias” conforme notícia do Público.

Os destinatários são jovens e adultos e o grande objectivo é aumentar o número de cidadãos mais jovens ou já na vida activa com qualificação adquirida no superior.

Por princípio, entendo que a oferta e promoção de qualificação é uma boa medida, a qualificação nas sociedades actuais é um bem de primeira necessidade, mas duas pequenas dúvidas.

Com base no que foi divulgado  e também em experiências já desenvolvidas, uma primeira nota para a ausência das ciências sociais desta iniciativa, não porque a estranhe, mas porque se mantém esta perspectiva que se foi instalando de as desvalorizar como formação e profissão. Ainda assim, registo com agrado a presença das Artes.

Por outro, desejo que esta oferta seja de facto no sentido da qualificação e não da certificação que, apesar de compor estatísticas, não é relevante do ponto de vista social e económico e acaba por constituir um “tiro no pé”, descredibilizando as iniciativas de formação.

A ver vamos.

Sem comentários: