quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO

Não posso deixar de voltar a um tema que já aqui referi e que continua a incomodar-me pelo enorme efeito, negativo, que entendo ter na saúde da democracia e na relação dos cidadãos com a actividade política. Refiro-me à insultuosa decisão da disciplina de voto imposta pelo PS aos seus deputados, relativamente à legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo género. Como é sabido, apenas o Sr. Deputado Presidente da JS está autorizado a usar a sua cabeça e consciência, todos os outros devem carregar no botão que o partido mandar independentemente do seu entendimento sobre a matéria. Mas muitos outros deputados serão acometidos do que eu costumo chamar a síndrome Martim Moniz, isto é, vão sentir-se profundamente entalados. E estarão entalados entre a ordem do dono e a sua própria consciência e sistema de valores. A título de exemplo, atentemos na situação da Sra. Deputada Ana Catarina Mendes que há anos e por diferentes formas, incluindo relatórios no âmbito da actividade parlamentar, tem manifestado uma posição favorável e que irá votar contra, o Partido obriga. A deputada afirma “não tenho margem de manobra”. Tem Sra. Deputada, dê uma lição de integridade e vote o que a sua consciência e sistema de valores lhe ditam. A democracia agradecerá o bom serviço embora talvez possa perder o seu lugarzinho na próxima lista para as legislativas. A escolha é sua, Pessoa dizia, “Para ser grande, sê inteiro”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando os diferentes espaços comerciais começarem a disponibilizar colunas vertebrais de prestígio talvez a referida senhora (?) e outros frequentadores do espaço político consigam redimensionar (ou, pelo menos, enfeitar) essa tal de "margem de manobra".

Anónimo disse...

"O grupo parlamentar do PS vai apresentar amanhã uma declaração de voto, após a votação dos projectos de lei do Bloco de Esquerda e de os Verdes sobre o casamento entre homossexuais. Apesar de votarem contra os diplomas, os deputados explicam que estão a favor da união entre pessoas do mesmo sexo."

Publico

Filhos de uma grande pata!

Abraço
A.C.