quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

NÃO ME REFORMO

Está decidido. Não me reformo. Reformem-me. Um estudo realizado pela Axa revela que, para a maioria dos portugueses, pensar na reforma é o “mesmo que pensar em dificuldades e pobreza”, excepto claro para boys bem colocados, administradores da banca e empresas públicas e carreiristas políticos. Não faço parte destes grupos, sou dos que vão ter uma pensão bem inferior ao último salário. Assim, não me reformo e mantenho, espero, o mesmo salário. Bem, não é o mesmo uma vez que o atraso na retoma, uma inflação que deve ser da oposição pois está sempre contra o governo e aumentos adiados porque vêm a reboque da retoma, levam à perda do famoso poder de compra. Não me reformo. Em Portugal as reformas são em termos médios as mais baixas da UE a 15, 646 €, e apenas mais altas que as dos checos e húngaros nos 26 países estudados. Entre o rendimento médio e as necessidades médias, 755 €, os portugueses têm um défice de 109 €, pelo que 81% precisam de apoio material e 70% de apoio financeiro de familiares. Como os velhos estão cada vez mais sós, isto quer dizer que não têm o suficiente para viver com um padrão mínimo de qualidade de vida. Não me reformo.
O problema é se os meus cuidados, o estilo de vida que a ASAE me quer impor e a excelência da política de saúde do governo me vão levando vivo muito mais tempo. Bom, veremos. Até lá vou ver se consigo ir compondo a PPR. Mas poupar também não é nada fácil. Isto é que está aqui um enleio, diz-se no meu Alentejo.

1 comentário:

Anónimo disse...

República Checa

Média de reforma 331 €
Despesas 299 €
Saldo positivo 32 €

Perguntem aos nossos reformados se querem mudar-se para a Républica Checa e terão um ÊXODO NO SÉCULO XXI !

Por isso eliminem este País da lista COITADINHOS PIORES QUE NÓS.

Menos um País para os nossos políticos fazerem comparações.

Sim porque com os que estão melhores, eles não comparam!!!

Saudações