domingo, 31 de julho de 2022

BOAS NOTÍCIAS

 Numa altura em que decorre o período de candidatura ao ensino superior e os primeiros dados sugerem um aumento do número de candidatos surge uma outra boa notícia. E tão necessárias elas são.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou a atribuição automática de bolsa de estudo aos alunos que beneficiem de abono de família até ao terceiro escalão e que se candidatem através do concurso nacional ao ensino superior público. Foi também divulgada a atribuição de um novo complemento de 250 € às bolsas de estudo para apoio a estudantes deslocados, a estudar fora da sua área de residência.

Não sei qual o impacto real e o alcance destas medidas, mas parece-me claro que são necessárias. Como tantas vezes aqui tenho escrito, a qualificação é um bem de primeira necessidade no nosso país. Contra o que muitas vezes se ouve, não somos um país de doutores. Não temos qualificação a mais, temos desenvolvimento a menos.

A questão é que também temos um ensino superior caro, com custos elevados para as famílias. O desafio que agora se coloca, sobretudo em tempos tão exigentes e no meio de um período de aumento do custo de vida, é evitar o abandono dos jovens que agora começam a carreira no superior, assim como dos que já o frequentam. Há pouco tempo foi divulgado o aumento deste abandono em 20/21.

Como repetidos estudos nacionais e comparativos internacionalmente evidenciam, Portugal é um dos países da Europa em que as famílias realizam maior esforço para que os filhos frequentem o ensino superior.

A qualificação é a melhor forma de promover desenvolvimento pessoal e das comunidades bem como de sustentar uma cidadania de qualidade, o que, inevitavelmente, exige torná-la acessível para a generalidade das famílias.

Sem comentários: