terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A CAMPANHA "LOW COST" DO CATA-VENTO

Esta afirmação de Marcelo Rebelo de Sousa sugere umas notas breves.
Creio que muitas das pessoas que a lerem ou ouvirem tenderão a concordar quase de imediato. 
No entanto, o sentido desta frase não é, parece-me claro, o seu valor facial. Trata-se de um monumento de cinismo hipócrita e demagógico. Aliás, é coerente com a campanha altamente tóxica e atípica a que vamos assistindo
É demagógica porque vai ao encontro dos discursos de muita gente que entende que a democracia não tem custos. Tem custos e é por isso que as campanhas podem fazer parte da  ... democracia. Se assim não for apenas os muito ricos ou os despudorados que andam décadas a receber muito dinheiro num tempo de antena sem fim poderiam fazer chegar a sua mensagem aos cidadãos eleitores. Isto não quer dizer que não defenda contenção e menos circo nas campanhas eleitorais. 
É cínica e hipócrita porque esquece as vantagens que esse continuado tempo de antena diletantemente usado a "fazer opinião", "a adivinhar o futuro" e a "educar as massas" lhe dão face a outros candidatos que precisam de meios para fazer chegar ideias aos eleitores.
É cínica porque joga com os sentimentos anti-politica dos cidadãos para diabolizar os candidatos que sem campanha ... não chegam às pessoas e as eleições democráticas seriam um passeio para Marcelo. Estranho entendimento de democracia. Aliás não é original, Cavaco Silva é um mestre nesta manhosa "arte".
É ainda cínica e hipócrita porque usa como arma de arremesso as dificuldades e tragédias da vida das pessoas sem que se oiça uma palavra ou uma ideia para o seu projecto enquanto Presidente da República para minorar as dificuldades de que despudoradamente se serve para se fazer eleger sem concorrência.
É ainda cínica e hipócrita porque na linha do que tem sido as suas últimas aparições saltita por todas as áreas de vulnerabilidade para capitalizar a sua cara conhecida. Veja-se o seu público esvoaçar entre instituições de solidariedade social e as aproximações à tutela religiosa de boa parte dessas instituições pois muitos votos poderão daí poderão vir de forma baratucha.
Sou suspeito porque defendo a candidatura de Sampaio da Nóvoa mas é justamente por isso, pelo que escrevi antes e porque conheço a sua seriedade, dignidade e visão que a defendo.
Como disse Passos Coelho, antes de ser obrigado a converter-se ao Professor, não precisamos de um cata-vento na Presidência, precisamos de um Homem, Sampaio da Nóvoa.

2 comentários:

Margarida Belchior disse...

Muito bom, como sempre! :-) ... muito obrigada pela tua lucidez e escrita.
Bjs

Zé Morgado disse...

Olá Margarida, não tens que agradecer, é serviço cívico. Um abraço e Bom Ano