quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

VAI CORRER BEM

 Estão ainda a decorrer as provas-ensaio para preparação das provas de monitorização das aprendizagens (provas ModA) e da prova final do 9.º ano.

Aprecio particularmente a designação de “provas-ensaio”, vai bem com a quase permanente situação de ensaio em que vive a nossa educação.

Sem surpresa, o MECI entende que se têm verificado algumas “dificuldades residuais”, por outro diferentes escolas, professores e organizações têm reportado dificuldades nos equipamentos e procedimentos. O movimento Missão Escola Pública refere algo que parece claro, a realização diferida das provas minimiza riscos e, pelo contrário, a sua realização em simultâneo nos diferentes anos potenciará dificuldades que importa prevenir, sendo certo que, do meu ponto de vista, pelo menos no 4.º ano, nem sequer deveriam ser digitais.

O MECI, refém da deslumbrada transição digital, insiste neste modelo de provas apesar do que a experiência e a evidência vão mostrando relativamente ao impacto da digitalização nos primeiros anos de escolaridade, questão que com frequência aqui tenho referido.

Este cenário e a posição do MECI fazem-me lembrar do “mantra” dos tempos da pandemia “vai correr bem”.

Irá mesmo?

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