terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

EM CONTRAMÃO

 A divulgação do estudo ”Necessidade de Professores: Deficit ou ineficiência na gestão da oferta de ensino?", coordenado por David Justino e realizado pelo Edulog, um think tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, fez-me pensar na velha história de alguém que viaja tranquilamente em contramão e ao olhar para os viajantes com que se cruza e para o seu ar inquieto, pensa. "Esta gente anda toda em contramão, que descuidados".

Afinal, fundamentalmente, não temos falta de docentes, o que temos são demasiadas escolas pequenas, um excesso de turmas com um efectivo muito baixo, uma carga horária lectiva demasiado elevada ou excesso de oferta formativa. Corrigindo tudo isto, como alguma cautela, é claro, teríamos quase, quase, resolvido um não problema, a falta de professores. É mesmo uma "ineficiência".

Há sempre alguma forma de “torturar” os números de modo a dizer-nos o que queremos que seja dito.

Sim, eu sei, desculpem, é mesmo um desabafo, já cansa.

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