domingo, 3 de março de 2024

DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

 Em plena campanha eleitoral o Público faz referência ao “United Nations Secretary-General’s High-Level Panel on the Teaching Profession: Recommendations and summary of deliberations” recentemente divulgado pela ONU e produzido por iniciativa de António Guterres.

Talvez seja de recomendar a quem se propõe ser responsável pela políticas públicas de educação para os próximos anos.

Talvez se possam identificar como questões críticas face ao estado da educação em muitos países, o investimento em educação, 6% do Produto Interno Bruto o que está definido pela UNESCO como meta para 2030, a valorização profissional dos professores combatendo o risco de “deskilling” ou desprofissionalização através de mudanças nas exigências da habilitação para a docência, valorização salarial que recupere a atractividade pela carreira e definição de dispositivos de apoio ao exercício profissional em contextos mais exigentes. Importa ainda que se definam carreiras profissionais de forma estável e valorizadas.

As medidas mais recentes nestas matérias, designadamente no que se refere à formação exigida, e a ausência de propostas sólidas e concretas nas dimensões referidas no texto da ONU  não são um bom augúrio.

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