sexta-feira, 29 de novembro de 2024

REGISTA-SE, MAS ...

 Registo, até pela raridade com que acontece, que o Ministro da Educação assumiu que os dados que divulgou sobre o cenário actual relativo ao número de alunos ainda sem professor a todas as disciplinas estavam errados e não correspondiam à realidade. Aguardam-se números mais fiáveis.

No entanto, a questão crítica mantém-se sendo também certo que não é de fácil e imediata resolução. Aliás, outros “donos” da pasta da educação bem que podiam seguir o exemplo de Fernando Alexandre assumindo o fracasso das políticas de que foram responsáveis e pedir desculpa pelos discursos com que nos continuam a tomar por gente sem memória.

Como escrevi há dias, em educação, mas não só, são frequentes os exercícios de “whisful thinking” ou de pensamento mágico. É também verdade que, por mais que a torturem a realidade, esta não se transforma na projecção dos desejos. As realidades descritas nem sempre são as realidades observadas. O que se passa no universo da chamada educação inclusiva é mais um bom exemplo de realidades múltiplas.

Sem comentários: