quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A EDUCAÇÃO EM ALERTA VERMELHO

 O cenário é complicado, o universo da educação está em alerta vermelho. Considerando os dados mais recentes resultantes de avaliação externa, verifica-se um abaixamento significativo do desempenho dos alunos portugueses no PISA (Programme for International Student Assessment) de 2022 e também no TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study) de 2023 que aqui abordei.

Agora a OCDE divulgou os resultados do “Inquérito às Competências dos Adultos de 2023” integrado no Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC) que avalia competências de adultos (dos 16 aos 65 anos) nas dimensões de literacia, numeracia e resolução de problemas adaptativos e nas três áreas obtivemos resultados abaixo da média da OCDE, em considerando dos 16 aos 65 anos.

Também nos três domínios tivemos uma percentagem bem acima da média verificada para os dois níveis inferiores de avaliação.

Como já aqui referi, e exceptuando os dados o PIAAC por não ser comparável, verifica-se um contraste importante com os dados das avaliações internas traduzida nos dados sobre percursos de sucesso, completar os diferentes ciclos no número de anos previsto para cada um.

Não há muito dizer, temos uma montanha por escalar e, obviamente, não escalável, a curto prazo.

Preocupante é não conseguirmos um entendimento sobre políticas públicas de educação, mas não só, que possam ter um impacto significativo num processo de mudança.

É o futuro que está em causa.

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