domingo, 25 de fevereiro de 2024

CRÓNICA ANUNCIADA

 Segundo dados da Fenprof, referidos no DN, existem cerca de 30000 alunos sem professores quando estamos a três meses de exames nacionais e provas de aferição. Pais e professores das Associações de Professores de Matemática e Português revelam grande preocupação com a situação que será mais um obstáculo e criará situações de forte desigualdade e impacto negativo. O ME não comentou a questão.

Muitas famílias não conseguirão aceder a ajudas externas e muitas escolas não têm recursos suficientes para minimizar o impacto deste problema que estava identificado e anunciado há muito.

Sucessivas equipas ministeriais, por incompetência ou negligência, não desenvolveram medidas que minimizassem a crónica anunciada.

Lamentavelmente e sem estranheza, o ME parece enredado num discurso que envolve realidades múltiplas. A habitual referência a uma espécie de realidade mágica em que tudo está quase bem, pois a perfeição não existe e uma realidade, esta sim, existente, que expõe as enormes dificuldades que alunos, professores, técnicos e pais sentem na promoção de um efectivo direito a uma educação de qualidade e que possa responder à diversidade e necessidades dos alunos.

É a esta realidade que as políticas públicas têm a responsabilidade de, primeiro, reconhecer e, depois, responder.

Que virá a seguir?

Sem comentários: