quarta-feira, 7 de abril de 2021

O FIM DO DIA DE REFLEXÃO PRÉ-ELEITORAL. SERÁ?

 Ao olharmos para os tempos que vivemos não parece matéria de particular importância ou urgência. No entanto, a verdade é que hoje o Parlamento discute uma proposta da Iniciativa Liberal no sentido de eliminar o chamado “dia de reflexão” na véspera de cada acto eleitoral.

Não tenho qualquer indicador do que poderá ser o sentido de voto das diferentes bancadas.

Desde há vários anos que aqui tenho expressado a opinião de que a observância deste dia de reflexão me parece algo de anacrónico, sem sentido num tempo em que toda a informação de qualquer área continua a circular sem qualquer tipo de paragem.

Não conheço nenhum trabalho que possa sustentar as vantagens da existência do “dia de reflexão”. Não me parece plausível que de forma significativa tenhamos cidadãos que no final da cas campanhas eleitorais, aproveitem o dia de reflexão para serena e racionalmente decidirem o sentido de voto.

Acontece que com demasiada frequência as campanhas eleitorais têm muito pouco de esclarecimento e a generalidade das pessoas chega a essa altura com uma posição tomada, quer no sentido do voto, quer na própria participação das eleições.

Por outro lado, o chamado eleitorado flutuante não decide na véspera, decide, creio, face a contextos e circunstâncias.

Acresce que os níveis de abstenção continuam a crescer preocupantemente pelo que, também por esta razão, a existência do dia de reflexão não terá grande impacto.

Como disse, não tenho qualquer indicação de qual possa ser o sentido da decisão, admito que se elimine o dia da reflexão como admito que continue a existir … porque sempre existiu.

Uma nota final em matéria de reflexão. Talvez seja mais importante que no dia seguinte a cada acto eleitoral possamos reflectir sobre o que dele vai ou pode resultar.

Sem comentários: