domingo, 24 de janeiro de 2021

DIA DE ELEIÇÕES

 Dia de eleições. Quando me dirigi ao local de voto e encontrei uma extensa fila não pude deixar de me lembrar o acto eleitoral realizado em 1975 para a Assembleia Constituinte, as primeiras eleições livres. Um dia que com muita luta tardou em chegar e absolutamente inesquecível.

Creio que já aqui referi, passei uma manhã inteira numa interminável fila para, finalmente, poder votar sem constrangimentos. Na rua, a gente falava de votar como de algo mágico. Desde esse tempo muita coisa se passou, umas mais bonitas, outras menos bonitas, os últimos tempos têm sido particularmente feios, mas é bom não esquecer.

De acordo com a imprensa, a afluência às urnas parece estar em níveis superiores aos verificados em 2011 e 2016 o que é animador considerando o tempo excepcional que atravessamos. Veremos se se confirma e se assim for ainda bem, é fundamental que o direito que nos confere um voto decidido livremente não fique no bolso. Ainda assim, a abstenção é também um direito.

Voltando a 1975, naquelas eleições estávamos a escolher e a assumir um destino que definitivamente deixasse para trás os tempos sinistros em que vivíamos e de que tanta gente parece esquecer-se ou ignorar. É bom conhecer a história e as nossas histórias.

Hoje, provavelmente, estaremos também a votar com o objectivo de mostrar que não valorizamos, não queremos, as figuras sinistras que ameaçam estes tempos. Conhecemos bem demais o que representam para que possamos aceitar que venham a poder decidir sobre nós.

Daqui a umas horas veremos.

Entretanto e felizmente, demorei bastante menos tempo do que a dimensão da fila quando cheguei sugeria.

Sem comentários: