sexta-feira, 8 de maio de 2020

INQUIETAÇÕES


Ontem participei numa reunião extraordinária do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas da minha zona. Estava em análise o regresso às aulas dos alunos de ensino secundário.
Das várias horas de discussão resulta a expressão de um mundo de inquietações e dúvidas como muitas referências na imprensa também traduzem.
A decisão de disponibilizar aulas presenciais decorre, obviamente, do peso dos exames nacionais na candidatura ao ensino superior. Assim, as aulas presenciais serão fundamentalmente são aulas de preparação para exame e a tentativa de minimizar a desigualdade.
No entanto, a existência de situações de risco para alunos, docentes e funcionários e o potencial de contágio se alguma situação correr menos bem são uma enorme inquietação, para professores e encarregados de educação.
Estes podem decidir não permitir que os seus educando assistam às aulas. Nesta situação a escola não terá de garantir o enino à distância num período de escolaridade obrigatória o que também é uma inquietação.
A possibilidade de as escolas recorrerem à diminuição da carga horária de cada disciplina por insuficiência do número de doentes cria uma outra preocupação de desigualdade entre alunos. Existirão escolas que conseguem providenciar a totalidade das horas e outras não. A suficiência dos materiais de protecção, os problemas criados pela logística da protecção e a natureza dos espaços são também inquietação.
Acresce alguma deriva percebida nas orientações do ME, por exemplo, que alunos deverão ter aulas presenciais. O ME parece ter, agora sim, apostado fortemente na autonomia das escolas, mas … em modo desenrasquem-se
Do toda a discussão em que ainda se abordou a questão do regresso dos alunos da educação pré-escolar resultou uma posição de forte preocupação e da necessidade de repensar todo o processo.
No entanto, como sempre, toda a comunidade escolar fará tudo o que for o possível para que o tempo difícil que aí vem possa decorrer com um mínimo de sobressalto.
A escola vai tentar desenrascar-se e desenrascar os alunos. Alguns ficarão para trás.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Caro Zé Morgado,
Por uma questão de curiosidade profissional será que podia dar informação acerca do(s) ponto(s) da ordem do dia e do objetivo da reunião (apenas consultiva e ou deliberativa sobre algo relacionado).
Obrigado

Zé Morgado disse...

Olá Rui,
Reunião Extraordinária - OT Ponto único - Análise das condições de regresso às aulas presenciais e de realização de exames nacionais.