Ontem participei numa reunião
extraordinária do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas da minha zona. Estava em análise o regresso às
aulas dos alunos de ensino secundário.
Das várias horas de discussão
resulta a expressão de um mundo de inquietações e dúvidas como muitas referências na imprensa também traduzem.
A decisão de disponibilizar aulas
presenciais decorre, obviamente, do peso dos exames nacionais na candidatura ao
ensino superior. Assim, as aulas presenciais serão fundamentalmente
são aulas de preparação para exame e a tentativa de minimizar a desigualdade.
No entanto, a existência de
situações de risco para alunos, docentes e funcionários e o potencial de
contágio se alguma situação correr menos bem são uma enorme inquietação, para
professores e encarregados de educação.
Estes podem decidir não permitir
que os seus educando assistam às aulas. Nesta situação a escola não terá de
garantir o enino à distância num período de escolaridade obrigatória o que também é uma inquietação.
A possibilidade de as escolas recorrerem à diminuição da carga horária de cada disciplina por insuficiência
do número de doentes cria uma outra preocupação de desigualdade entre alunos.
Existirão escolas que conseguem providenciar a totalidade das horas e outras não.
A suficiência dos materiais de protecção, os problemas criados pela logística
da protecção e a natureza dos espaços são também inquietação.
Acresce alguma deriva percebida
nas orientações do ME, por exemplo, que alunos deverão ter aulas presenciais. O
ME parece ter, agora sim, apostado fortemente na autonomia das escolas, mas …
em modo desenrasquem-se
Do toda a discussão em que ainda
se abordou a questão do regresso dos alunos da educação pré-escolar resultou
uma posição de forte preocupação e da necessidade de repensar todo o processo.
No entanto, como sempre, toda a
comunidade escolar fará tudo o que for o possível para que o tempo difícil que aí vem possa decorrer com um
mínimo de sobressalto.
A escola vai tentar desenrascar-se
e desenrascar os alunos. Alguns ficarão para trás.
2 comentários:
Caro Zé Morgado,
Por uma questão de curiosidade profissional será que podia dar informação acerca do(s) ponto(s) da ordem do dia e do objetivo da reunião (apenas consultiva e ou deliberativa sobre algo relacionado).
Obrigado
Olá Rui,
Reunião Extraordinária - OT Ponto único - Análise das condições de regresso às aulas presenciais e de realização de exames nacionais.
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