AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A MUDANÇA DA HORA. E A MUDANÇA DO TEMPO?

Ao que se lê, 80% dos cidadãos europeus e 85% dos portugueses que expressaram opinião entende que não se deve proceder à mudança de hora duas vezes por ano. Em consequência a Comissão Europeia irá propor formalmente que tal seja respeitado pelos estados membros
Terá sido a maior participação de sempre numa iniciativa desta natureza. Aguardo agora que se possa desencadear por pressão dos cidadãos uma iniciativa visando ouvir-nos sobre a mudança do Tempo.
Tenho para mim e quero acreditar que se se procedesse a um inquérito a grande maioria de nós estaria de acordo com uma mudança no Tempo.
O Tempo anda de chumbo. E não só na Europa.

UMA BOA NOTÍCIA


Em linha com o que se tem verificado desde o seu início, em 2014/2015, a oferta e a procura pelos Cursos Técnicos Superiores Profissionais tem vindo a aumentar significativamente. Em 14/15 começou com 395 alunos, em 15/16 já se inscreveram 6430, em 16/17 disparou para 11048 e em 17/18 estavam inscritos12771 alunos. Os dados disponíveis para o ano que agora se vai iniciar sugerem para além da subida das vagas disponíveis, cerca de 15000, um aumento de 15% na procura.
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais substituíram os cursos de especialização tecnológica, têm a duração de dois anos, não conferem grau académico e têm um modelo de natureza fortemente prática e próxima do contexto laboral das instituições. São exclusivamente disponibilizados no ensino politécnico.
Trata-se de uma notícia positiva.
No entanto, não podemos nem devemos esquecer a importância da qualificação de nível superior com acesso a grau e que a oferta de qualificação superior não deve estar exclusivamente subordinada ao mercado de trabalho, quer pela sua volatilidade, quer pelo papel de inovação e desenvolvimento que se espera do ensino superior universitário.
Muitas vezes afirmo que o abandono e insucesso escolar são, quase sempre, a primeira etapa da exclusão social.
Portugal, apesar da evolução registada, tem ainda níveis significativos de abandono escolar precoce, um número muito elevado de jovens que nem estudam, nem trabalham e uma taxa de licenciatura abaixo da média europeia e com dificuldade em cumprir os objectivos fixados nesta matéria no âmbito da UE para 2020.
A qualificação é a melhor forma de promover desenvolvimento e cidadania de qualidade pelo que apesar de ser um bem caro para muita gente ... é imprescindível.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ESTÓRIAS DA AVOZICE. A ORIENTAÇÃO EDUCATIVA


Tomás, tira os pés de cima do brinquedo.
Não Avô. Responde o Tomás, dois anos e pouco de gente.
Tomás, o carro parte-se, tira os pés de cima dele, com esta tábua podes fazer isso. Insiste o Avô.
Não, Avô. Decide o Tomás.
Avô, diz o Simão, cinco anos recentes de experiência de vida, quando o Tomás não fizer as coisas dizes assim: “Tomás, se não fizeres assim … não podes brincar com os Legos. E ele já faz o que tu queres”.
Não foi a primeira lição que aprendi com o Simão, longe disso, mas ainda não lhe conhecia a atenção às coisas da orientação educativa.
São também assim as estórias dessa experiência mágica, a bênção da avozice.

A INDOMESTICÁVEL VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Mais um episódio trágico de violência sobre as mulheres num quadro de violência doméstica. Desta vez aconteceu na Figueira da Foz e será a décima oitava vítima deste ano
O mundo da violência doméstica é bem mais denso e grave do que a realidade que conhecemos, ou seja, aquilo que se conhece, apesar de recorrentemente termos notícias de casos extremos, é "apenas" a parte que fica visível de um mundo escuro que esconde muitas mais situações que diariamente ocorrem numa casa perto de si.
Por outro lado, para além da gravidade e frequência com que continuam a acontecer episódios trágicos de violência doméstica é ainda inquietante o facto de que alguns realizados em Portugal evidenciam um elevado índice de violência presente nas relações amorosas entre gente mais nova mesmo quando mais qualificada. Muitos dos intervenientes remetem para um perturbador entendimento de normalidade o recurso a comportamentos que claramente configuram agressividade e abuso ou mesmo violência.
Importa ainda combater de forma mais eficaz o sentimento de impunidade instalado, as condenações são bastante menos que os casos reportados e comprovados, bem como alguma “resignação” ou “tolerância” das vítimas face à situação de dependência que sentem relativamente ao parceiro, à percepção de eventual vazio de alternativas à separação ou a uma falsa ideia de protecção dos filhos que as mantém num espaço de tortura e sofrimento.
Nesta perspectiva, torna-se fundamental a existência de dispositivos de avaliação de risco e de apoio como instituições de acolhimento acessíveis para casos mais graves e, naturalmente, um sistema de justiça eficaz e célere.
Torna-se ainda necessário que nos processos de educação e formação dos mais novos possamos desenvolver esforços que alterem quadros de valores, de cultura e de comportamentos que minimizem o cenário negro em que vivemos. A educação é arma mais poderosa de transformação do mundo como sabiamente afirmava Mandela. 
A omissão ou desvalorização desta mudança é a alimentação de um sistema de valores que ainda “legitima” a violência nas relações amorosas, que a entende como “normal”.
Tudo isto tem como efeito a continuidade dos graves episódios de violência que regularmente se conhecem, muitos deles com fim trágico. Como agora em Quiaios.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

GOSTEI DE LER, "QUER UM FILHO MAIS SAUDÁVEL? DEIXE-O BRINCAR AO AR LIVRE


Gostei de ler a peça no Público, “Quer um filho mais saudável? Deixe-o brincar ao ar livre
É importante que se insista nesta ideia. Se por um lado vivemos num país em que o clima é amigável para actividades no exterior, por outro lado vivemos num país de crianças e adolescentes sedentarizados, com horas sem fim trancados em ecrãs ou envolvidos em passeios familiares pelos corredores fresquinhos ou quentinhos conforme a estação, dos grandes centros comerciais.
Como tantas vezes aqui tenho escrito e defendido em contacto com pais e mais uma vez a peça sublinha, estão de há muito identificadas as vantagens de diferente natureza que estas actividades trazem às crianças e também aos adultos.
Eu sei que existem questões de segurança, que os estilos de vida actuais são pouco amigáveis, que em algumas zonas os espaços e equipamentos são insuficientes e/ou mal cuidados, etc.
Mas também sei que quanto mais os utilizarmos e defendermos a sua necessidade e adequação mais pressão para que existam e sejam cuidados e adequados.
O bem-estar e um mais saudável desenvolvimento de crianças e adolescentes com repercussões em todas as áreas de que destaco autonomia e mesmo no trabalho escolar deveriam ser motivos suficientemente fortes para que conseguíssemos proporcionar mais e melhores experiência aos mais novos para além das habituais “quatro paredes a tempo inteiro”.
Não é impossível fazer melhor mesmo com os estilos de vida pesados que muitas famílias têm, em alguns aspectos por opção. E sendo opção ...

terça-feira, 28 de agosto de 2018

ELA HÁ COISAS!


Ele há coisas!
O passar dos anos traz a muitos de nós um contacto mais próximo e mais frequente com questões de saúde.
Receber uma SMS do Ministério da Saúde com uma receita electrónica é habitual.
No entanto, se não tiver ido a um profissional de saúde que a tenha prescrito já é menos frequente. Se na área pessoal do sítio do MS essa receita não consta é mais estranho.
Se me dirijo a uma farmácia para pedir que identifiquem a receita através do código e a técnica se começa a rir então a coisa começa ficar séria.
Quando me pergunta se aquele número de telefone é mesmo o meu e confirmo, deixo de perceber e ela continua rir.
Quando ela me informa que a receita foi prescrita por uma médica ginecologista e por isso se riu então é de ficar preocupado.
Mas quando me diz que o medicamento prescrito era o Ibuprofeno então pensei, talvez não seja coisa grave.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

REMAR PARA DAR O SALTO


Fernando Pimenta sagrou-se também campeão mundial de canoagem em K1 5000m depois de já ter vencido a prova de K1 1000m nos campeonatos mundiais de canoagem de velocidade que  ontem terminaram em Montemor-o-Velho.
É um feito notável e distintivo de um atleta que merece o maior relevo.
Recordo ainda que Nelson Évora foi campeão europeu de triplo salto.
Recordo também que nos Campeonatos da Europa de Atletismo Adaptado que terminaram este Domingo a selecção nacional obteve sete medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze.
Num país em que poucos parecem querer remar no sentido bem comum.
Num país em que são muitos os timoneiros incompetentes.
Num país que precisa de dar o salto.
Num país do que tanta gente tem saltado fora por falta de futuro.
Num país em que tanta gente vive com o coração aos saltos.
Num país em que a vida das pessoas com deficiência e das suas famílias tantas vezes se transforma numa infindável corrida de obstáculos.
Talvez Fernando Pimenta e Nelson Évora, os atletas da selecção nacional de atletismo adaptado, entre tantos outros que não jogam futebol possam ser inspiradores.

PS - Tenho uma paixão pelo futebol onde também existem algumas figuras inspiradoras, sobretudo entre os jogadores. No entanto, tem vindo a tornar-se um lugar mal frequentado em que o elemento mais fiável ainda é a bola apesar dos pontapés que leva.


domingo, 26 de agosto de 2018

O CADERNO DOS DEVERES


Aproxima-se o final das férias e, consequentemente, o início do ano lectivo. As famílias fazem contas, compra-se como se pode o que é determinado ou desejado pelos miúdos, prepara-se o material para que tudo esteja em condições,
Recordei-me de que quando era miúdo, lá muito para trás no tempo, havia algo de obrigatório na mala da escola, ainda não tinham inventado as mochilas. Era o caderno dos deveres. Para muitos de nós a escola definia-se pela existência de uma professora e de um caderno dos deveres. Deve ser conversa de velho mas acho piada a este nome, ao contrário do que pensava naquela época. Mas era um tempo de deveres, os da escola e todos os outros. Não era um tempo de direitos, de muitos direitos. E na escola, salvo algumas excepções só se falava mesmo de deveres e por isso um caderno dos deveres.
Depois veio uma festa com alguma turbulência e chegaram os direitos, todos os direitos, acreditava-se, e acabou o caderno dos deveres. A poeira assentou e, provavelmente por alguma embriaguez, parece ter-se instalado de mansinho uma ideia de que entrámos numa época de direitos só de direitos e os deveres passaram a ser olhados como algo a evitar e de que se foge sempre que se pode.
Actualmente, olhamos à nossa volta e parecemos divididos em torno dos direitos, os que têm muitos e os que têm poucos e achamos todos que não temos deveres.
Há quem não tenha o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, à educação e há quem tenha direito à impunidade, ao que não é seu, ao não cumprimento da lei, são os que eu chamo de donos do mundo, os que entendem que o dia e as outras pessoas acordam para satisfação dos seus direitos que foram, claro, por si estabelecidos.
Voltando à escola e não sendo eu grande defensor dos manuais, creio que o único manual que se justificaria obrigatório seria um “Caderno dos direitos e dos deveres para construir um mundo decente”.

DA ACESSIBILIDADE


Não sei qual será o nível e tipo de utilização deste novo equipamento, um parque aquático acessível a pessoas com mobilidade reduzida, designadamente, crianças  e jovens.
Sei que desejavelmente deveremos caminhar para sempre que possível e tanto quanto possível, os equipamentos comuns das comunidades devem ser acessíveis a todos os cidadãos, sem barreiras.
Sei ainda e muitas vezes afirmo que o nível de desenvolvimento das comunidades também se afere pela forma como lidam com os problemas das minorias.

sábado, 25 de agosto de 2018

FAMÍLIA PRECISA-SE. MUITO URGENTE


A lei publicada em 2015 que estabelece o quadro das famílias de acolhimento para crianças em risco continua por regulamentar. Esta situação inibe o desenvolvimento de projectos que colocar em contextos familiares crianças que por situações de risco foram retiradas às famílias biológicas e ainda não estão em processo de adopção e vivem em instituições
A lei pretende contrariar, sobretudo no caso das crianças mais novas, até aos seis anos, que a institucionalização seja a resposta mais frequente.
Não sendo ainda conhecidos os dados de 2017, em 2016 estavam sob tutela do estado 8175 crianças, um número que continua demasiado elevado. Destas, apenas 261, 3.1%, estavam com famílias de acolhimento apesar da lei determinar a prioridade ao acolhimento numa família relativamente à estadia numa instituição e 18 tinham até 5 anos sendo que nesta idade 969 estavam institucionalizadas. A colocação numa família de acolhimento decorre enquanto se tenta a reintegração na família biológica ou a adopção.
O número de crianças nesta situação é demasiado baixo e, lamentavelmente, tem vindo a decrescer, em 2008 viviam com famílias 657 crianças.
Não tenho conhecimento que a situação tenha sido alterada, a lei não foi regulamentada, e o quadro actual é ineficaz e incompreensível e muito pouco amigável para o acolhimento familiar. Uma família de acolhimento de uma criança recém-nascida não tem direito a licença de parentalidade. Não tem protecção no trabalho para faltas em caso de doença da criança e não a pode considerar em sede de IRS. A criança não recebe abono de família nem acede aos dispositivos da Acção Social Escolar.
No que respeita a apoios económicos, sim, as crianças são particularmente caras em Portugal, as famílias recém um subsídio mensal de 153.40€ e mais 176.89€ da Segurança Social, pouco mais de 330€ mensais. Ainda passa recibo verde e paga três prestações de 157.
Curiosamente, ou talvez não, e de forma inaceitável pela disparidade de tratamento as instituições que acolhem crianças recebem em média 700€ por cada e as crianças têm acesso à Acção Social Escolar e abono de família(?!).
Percebe-se também por isto o baixo número de crianças em famílias de acolhimento e o número excessivo das que se mantêm institucionalizadas.
Em nome do seu bem-estar seria desejável que se conseguisse até ao limite promover a sua desinstitucionalização das crianças por múltiplas e bem diversificadas razões.
Recordo um estudo da Universidade do Minho mostrando que as crianças institucionalizadas revelam, sem surpresa, mais dificuldade em estabelecer laços afectivos sólidos com os seus cuidadores nas instituições. Esta dificuldade pode implicar alguns riscos no desenvolvimento dos miúdos e no seu comportamento.
A conclusão não questiona, evidentemente, a competência dos técnicos cuidadores das instituições, mas as próprias condições de vida institucional e aponta no sentido da adopção ou outros dispositivos como forma de minimizar estes riscos e facilitar os importantes processos de vinculação afectiva dos miúdos. Também deve acentuar-se o trabalho de grande qualidade que muitas instituições procuram desenvolver. Além disso, sabemos todos, que existem contextos familiares que por razões de ordem variada não devem ter crianças no seu seio, fazem-lhes mal, pelo que a retirada pode ser uma necessidade justificada pelo superior interesse da criança, um princípio estruturante das decisões neste universo.
Neste contexto acentua-se a importância da promoção da existência de mais famílias de acolhimento que respondam às situações que não são para adopção e promover processos de adopção mais ágeis. Existem contextos familiares que podem reverter situações negativas que justificam a retirada dos menores durante algum tempo e com apoio reconstruir uma relação familiar bem-sucedida.
Uma família que de facto o seja é um bem de primeira necessidade na vida de uma criança.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

É PRECISO ESTUDAR NAS FÉRIAS. HAJA BOM-SENSO


O DN e a Sábado dedicam algum espaço a temática que me curiosa e coerente com alguns dos sinais dos tempos, os alunos devem estudar ou não durante as férias escolares. Algumas notas também ligadas ao facto da Sábado me ter solicitado uma pequena colaboração na peça que elaborou.
O ponto de partida nos dois trabalhos é a referência a alguns estudos que revelam algo de insuspeito e nunca verificado por quem lida ou pensa em questões de aprendizagem, durante as férias de Verão os alunos esquecem as férias parte do que aprenderam.
Perante tal problema teremos, parece, duas soluções, encurtamos as férias para “não lhes darmos tempo" a que esqueçam ou mantemos os alunos a estudar mesmo fora da escola e … onde estão as férias?
A ver se nos entendemos.
É óbvio que tal como aprendemos … esquecemos, quem não se lembra de “encornar” matéria para um teste e dias depois se fosse interrogado boa parte do que tinha na “ponta da língua” teria sido esquecido. Assim sendo, é natural que depois de um tempo de férias a generalidade os alunos ao reiniciar a vida escolar tenha um período de readaptação às rotinas e com maior ou menor facilidade reentra no caminho da aprendizagem. Como também parece claro aquilo que mais facilmente será “esquecido” serão aprendizagens adquiridas sobretudo com base na memorização ou treino regular. Também nada de novo como já vimos. Os conhecimentos integrados, construídos e estruturantes permanecem de forma mais persistente, não "abanam" significativamente com as férias.
Por outro lado, também se sabe que os alunos mais “esquecem” nas férias tendem a ser alunos de rendimento menos elevado e, naturalmente, com famílias de menor nível escolar sem que isto signifique qualquer relação de causa-efeito. Esta situação está associada à natureza das experiências que os alunos vivenciam durantes as férias, as actividades em que se envolvem, as experiências proporcionadas por contextos familiares mas favorecidos economicamente e mais escolarizados. Esta relação acontece e relaciona-se evidentemente também com o seu desempenho durantes aulas e não apenas com o que acontece nas férias.
Perante este quadro podemos pensar em algumas vias que se complementassem para lidar com estas questões.
Podemos considerar uma reorganização do ano lectivo que, no entanto deve levar em conta que prolongar a estadia nas escolas no nosso clima e parque escolar pode criar algumas dificuldades, considerar que temos épocas de exame que “obrigam” a que as aulas acabem mais cedo, que apesar ser dos países em que os alunos têm mais semanas de férias no Verão (maioritariamente países do sula da Europa por razões óbvias) também somos dos países em que os alunos têm maior carga horária durante o ano escolar.
Podemos, parece-me uma via mais ajustada, desenvolver trabalho de orientação educativa no sentido de que as famílias possam incentivar e desenvolver com os filhos actividades que não sendo “da escola” são úteis para escola, leitura, jogos, actividade lúdicas de diferente natureza, etc. Nesta âmbito vejo de facto uma área em que as autarquias podem contribuir proporcionando uma oferta de actividades acessíveis a todas as crianças. No entanto, de forma adequada e sem grandes conflitos podem ser desenvolvidas e incentivadas actividades de natureza escolar mas sem o "peso" da rotina dos dias de "trabalho", afinal estamos em férias.
O DN titulava a sua peça “Estudar compensa” acrescentando “mas não compre guerras necessárias”. É interessante, parece claro que estudar compensa, mas … as férias também compensam.
Creio que uma excessiva preocupação com o que as crianças “esquecem” durantes as férias” se prende mais com a “pressão para a excelência” que se instalou em muitas contextos escolares e familiares que o real problema colocado por esse “esquecimento” em todo o trajecto escolar dos alunos.
Haja bom-senso.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ZECA AFONSO NO PANTEÃO? NÃO CONHECIAM O ZECA

Talvez como prova de vida a Sociedade Portuguesa de Autores veio a terreiro com uma lembrança, e que tal trasladar os restos mortais de Zeca Afonso para o Panteão Nacional.
Talvez não seja muito excessivo esperar que a SPA conheça os autores que representa, nomeadamente, quando falamos de autores com uma obra e um trajecto com o relevo artístico e cívico reconhecidos a Zeca Afonso.
Se o conhecessem e há pessoas na SPA que o conheceram saberiam que Zeca Afonso não aceitaria tal situação. Não terá sido por acaso que decidiu ser sepultado em campa rasa.
Felizmente que a família veio travar tal insensatez e mesmo um mau serviço a Zeca Afonso.
Que o seu corpo repouse em paz e que e que a sua memória continue bem viva entre nós. Talvez a SPA pudesse dar algum contributo útil nesse sentido.

MR. TRUMP E MRS. DEVOS, OS PROFESSORES JÁ ANDAM ARMADOS

Podia ser uma mais uma peça da “silly season” ou mesmo uma “fake new”, antes fosse. Mas não, trata-se do trumpismo em plena actividade no sentido de tornar a arrogância, a idiotice e desregulação cívica e ética em política “great again”.
Segundo o New York Times o Departamento de Educação dos Estados Unidos, liderado por essa figura com um currículo invejável, Betsy DeVos, considera a possibilidade de que os diferentes estados recorram ao orçamento federal para comprar armas para professores e funcionários. Sim, leu bem, comprar armas para professores e funcionários.
O material e equipamento escolar atingem um novo patamar de sofisticação e funcionalidade.
Para quê discutir quadros interactivos, smartphones e todo o restante material tecnológico passível de utilização educativa?
Para quê discutir manuais, currículos, formação, actividades, motivação, didáctica ou outras minudências educativas.
O futuro passa por armas nas mãos de professores e funcionários das escolas.
A proposta não deveria sequer merecer comentários, mais trumpice, menos trumpice …
No entanto, a verdade é que Trump e Betsy DeVos não sabem que, de facto, a esmagadora maioria dos professores de qualquer país do mundo já anda armada, por isso são professores, sim, Professores.
Andam armados com o conhecimento que lhes permite ensinar os mais novos a construir a sua estrada.
Andam armados com o profissionalismo, sentido ético e deontológico que os faz “esquecer” os “maus tratos” e desvalorização por parte de quem os deveria promover e apoiar.
Andam armados com a resiliência que lhes permite suportar a turbulência das políticas, das mudanças constantes, do experimentalismo inconsequente, etc.
Andam armados com a preocupação que realmente sentem com o bem-estar e sucesso dos seus alunos.
Andam armados com a motivação que mobilizam em minuto que começa uma aula, um período, um ano escolar.
Andam armados com a paciência necessária para ouvir tantos tudólogos e opinadores a perorar sobre educação frequentemente com agendas implícitas, preconceito ou ao abrigo de uma ignorância arrogante.
Recordo, mais uma vez, a afirmação de Mandela, a educação é arma mais poderosa para mudar o mundo. Cá está, os professores são quem com ela operam todos os dias.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

OS CUSTOS DA ESCOLARIDADE UNIVERSAL, OBRIGATÓRIA E GRATUITA


Para este ano e de acordo com o habitual estudo realizado pelo Observador Cetelem, empresa europeia especializada em crédito ao consumo, as famílias inquiridas esperam gastar em média de 487 euros em material escolar. Este valor é superior em 22%, mais 88 euros, ao do ano passado.
Importa não esquecer que este ano a gratuitidade dos manuais escolares  se estende ao 6º ano apesar de se verificar o aumento de encargos pelas famílias.
Este montante inclui manuais, material escolar e outro equipamento considerado necessário à vida escolar embora não esgote os custos familiares com a educação.
Como é sabido no quadro constitucional vigente, lê-se no Artº 74º (Ensino), “Na realização da política de ensino incumbe ao Estado: a) Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito;
Desta leitura resulta de forma que creio clara a vinculação do Estado ao providenciar a escolaridade obrigatória de forma gratuita.
Acontece que como já temos referido, a escolaridade obrigatória nunca foi gratuita nem universal, vejam-se as taxas de abandono, sobretudo na faixa dos 15 aos 18 anos, e os custos incomportáveis para muitas famílias dos manuais e materiais escolares num quadro em que a acção social escolar é insuficiente e também foi vítima do austeritarismo com sucessivos ajustamentos nos valores e critérios de apoio disponibilizados. No universo particular das famílias com crianças com necessidades especiais os custos da escolaridade obrigatória e gratuita são ainda mais elevados, bem mais elevados.
Num tempo em que importa defender a educação e escola pública e sabendo-se que somos um dos países europeus ainda com assimetria significativa na distribuição da riqueza, é fundamental prevenir o risco acrescido de potenciar a instalação de condições de insucesso escolar, abandono e, finalmente, da dificuldade de acesso à qualificação que alimenta a mobilidade social.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

O MUNDO ÀS COSTAS


Ao aproximar-se o início de mais um ano lectivo os responsáveis pela campanha “Olhe pelas suas costas” voltam a chamar a atenção das famílias para os riscos que o excesso de peso das mochilas que muitas crianças carregam diariamente.
Recordo que já em 2017 uma petição assinada por cerca de 50000 cidadãos foi entregue na Assembleia da República solicitando medidas que minimizassem este cenário. Também em 2017 o Parlamento aprovou, pasme-se, por unanimidade uma recomendação no sentido de desenvolver um conjunto de medidas que promovam também o aligeirar do peso das mochilas transportadas pelos alunos portugueses. Como é sabido, o Parlamento é melhor a recomendar que a legislar donde o optimismo não ser muito.
Diferentes estudos sugerem que cerca de sete em cada dez crianças transportam às costas um peso superior ao aconselhado pela OMS, 10% do seu peso corporal.
Como já escrevi existem muitas matérias que não deveriam ser objecto de legislação, o bom senso deveria bastar mas assim não é, aguardemos que as campanhas e recomendações contribuam para minimizar a situação que para algumas crianças é mesmo pesada.
Como é óbvio, pelas suas implicações e riscos, imediatos e a prazo, para a saúde dos miúdos, esta questão deve merecer a atenção de pais e educadores no sentido de a minimizar, embora, por outro lado, o seu transporte configure um exercício físico que disfarça a ausência de espaços e equipamentos adequados em muitas das nossas escolas e combata uma infância sedentarizada, a troco, é certo, de uma coluna castigada.
No entanto, aproveitando o espaço e o tempo de reflexão criados com o aproximar de mais um ano talvez também fosse útil olhar de uma forma mais alargada para o peso excessivo que muitas crianças carregam nas suas costas.
As mochilas escolares serão apenas um dos carregos, por assim dizer, mas existem outros que temo ficarem fora deste conjunto de recomendações.
Estou a pensar no peso da pressão para que sejam excelentes.
Estou a pensar no peso da pressão para que sejam o que não são e da pressão para que não sejam o que são.
Estou a pensar no peso da pressão de viver demasiado só.
Estou a pensar no peso da pressão que leva a que, por vezes, só gritando e agitando-se se façam ouvir.
Estou a pensar no peso da pressão de não conhecer o caminho e sentir-se perdido.
Estou a pensar no peso da exclusão que muitos sofrem.
Estou a pensar no peso da pressão de actividades sem fim e, às vezes, sem sentido. Estou a pensar no peso da pressão do depressa e bem.
Estou a pensar no peso da pressão para sejam diferentes e na pressão para que sejam iguais.
Estou a pensar no peso da pressão causada por famílias demasiado distantes ou por famílias demasiado próximas ou ainda por famílias ausentes.
Na verdade, há miúdos que carregam o mundo às costas. Entende-se as preocupações dos professores, pediatras, psicólogos, ortopedistas, outros especialistas e de muitos de nós com a coluna dos miúdos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PROIBIDO A CRIANÇAS. DEPOIS, PROIBIDO A ...


Na passagem de olhos pela imprensa tropecei com uma notícia referindo um restaurante alemão que não permite a presença de crianças com menos de 14 anos depois das cinco da tarde. O motivo prende-se, naturalmente, com o comportamento e barulho produzido e o incómodo causado a outros clientes.
Segundo o responsável, o problema decorre da atitude dos pais que não sabem ou não querem tomar conta delas, face aos incómodos, afirma, “reconhecem isso com um sorriso, continuam a comer e não querem saber de todo".
Com cada vez maior regularidade surgem notícias sobre espaços de diferente natureza que em nome do sossego e da tranquilidade proíbem ou, para ser mais simpático, condicionam o acesso a crianças.
Creio que foi já em 2017 que a Visão fez um trabalho sobre isto com o qual colaborei.
Começa por se praticar de forma discreta o condicionamento, corrige-se se despertar algum alarido até melhor oportunidade, volta a insistir-se e alargam-se de mansinho as práticas de “limpeza etária”.
Há uns atrás, creio que em 2011, a Ryannair anunciou a intenção de voos proibidos a crianças que creio não ter avançado.
No entanto existem unidades hoteleiras ou de restauração que têm essa interessante atitude de proibir a entrada a crianças.
Recordo que há uns tempos o conhecido tudólogo Miguel Sousa Tavares também sustentou que as crianças nos restaurantes podiam ser tão incomodativas como o fumo dos seus cigarros e, contrariamente ao fumo, não são proibidas.
Estas posições parecem-me interessantes. É de notar que logo surgem apoiantes e existe certamente um nicho de mercado, já identificado evidentemente, que quer viver longe das crianças estando, por isso, disposto até a pagar um pouco mais só para não correr o risco de levar com uns putos mal-educados a estragar a viagem, a estadia no hotel ou spa, ou a refeição.
Talvez nas companhias aéreas se possa pensar na hipótese das crianças poderem viajar em condições especiais como os animais de companhia.
Com é evidente, todos temos histórias destas, não é uma experiência particularmente agradável ter como companhia de viagem ou de refeição miúdos que se comportam como ditadores, miúdos desregulados no comportamento e muitas vezes acompanhados dos respectivos papás que por incompetência ou negligência são incapazes de manter os miúdos tranquilos. Como é óbvio, temos o direito à tranquilidade.
Só que a questão é a natureza da educação que os miúdos têm, regulação, regras e limites a menos, e não a proibição da sua presença, os miúdos não são todos assim e, por outro lado, todos já fomos miúdos. 
Existem muitos adultos que me incomodam e não vejo como proibir a presença de adultos a bordo dos aviões ou noutro qualquer espaço.
Um dia destes pode pensar-se em proibir a presença de velhos, são chatos, sempre a contar histórias, as mesmas histórias. Também pode proibir-se a presença de gente obesa, torna o espaço mais apertado para as outras pessoas. Também se poderia proibir a presença de profissionais da política, incomodam demasiada gente. Não têm limite os exemplos que poderemos antecipar.
Este tipo de discurso mostra, também, de que são feitos alguns dos tempos que vivemos, putos desregulados, a crescer sem regras e gente intolerante, a criar guetos sucessivos e cada vez mais exclusivos.
Vão acabar sós.
No entanto, talvez possamos ter uma outra via. Depois do trabalho da Visão em 2017 encontrei no JN a referência a um restaurante de Pádua, Itália, que fez um desconto significativo na conta de grupo familiar devido ao comportamento exemplar das crianças durante a refeição. Tem mais piada que a proibição e pode ser um incentivo às famílias na sua acção educativa.

domingo, 19 de agosto de 2018

É SOBREDOTADO, NÃO PRECISA DE APOIO


Apesar de algumas afirmações que me parecem susceptíveis de discussão, o texto de Vera Silva no Público, “Sobredotados: espectros de sabedoria”, aborda uma matéria que justifica uma atenção que nem sempre merece, o trajecto de alunos sobredotados.
Este grupo que de acordo com os especialistas se estima até cerca de 80000 crianças e jovens em Portugal, enquanto grupo minoritário sofre com essa natureza. Parece consensual que os apoios aos alunos, professores e pais são manifestamente insuficientes. Aliás e como muitas vezes aqui tenho referido, esta questão envolve crianças e adolescentes com necessidades especiais de diferentes naturezas. Nada de novo, portanto, lamentavelmente.
No caso mais particular das crianças com sobredotadas acrescem algumas outras questões. Em primeiro lugar a dificuldade em avaliar este tipo de situações e o desconhecimento genérico sobre esta matéria que parte significativa dos agentes educativos evidencia. Em muitas situações, conheci algumas, os comportamentos e o funcionamento das crianças e até mesmo as dificuldades escolares experimentadas por algumas eram considerados consequência das mais variadas razões nunca relacionadas com um quadro de sobredotação.
Acontece ainda que com alguma frequência se estabelece o enorme equívoco de que "se a criança é sobredotada não precisa de ajuda", sendo que o próprio Ministério da Educação assim considerou durante muito tempo.
Na verdade, as crianças e adolescentes com sobredotação podem experimentar enormes dificuldades no seu percurso educativo a que as escolas dificilmente dão respostas, tal como têm dificuldade em assegurar respostas eficazes e com os recursos necessários a outros grupos de alunos.
Sem ser um especialista nesta área, a sobredotação, entendo que a única forma de responder à diferença entre os alunos é diferenciando o trabalho educativo, diferenciando as respostas educativas, construir modelos curriculares de natureza mais aberta e flexível tal como definir dispositivos de avaliação também com algum nível de diferenciação e, finalmente ter modelos de autonomia e organização escolar reais bem como dispositivos de apoio competentes e suficientes.
Este cenário, enunciado a propósito dos alunos sobredotados, é a melhor forma de acomodar as diferenças entre os alunos, qualquer que seja a sua expressão, e promover, de facto, uma educação inclusiva que idealmente não deixe ninguém para trás.

sábado, 18 de agosto de 2018

PERCURSO ESCOLAR ALTERNATIVO. O QUE É ALTERNATIVO? PARA QUE ALUNOS? COMO E COM QUE RECURSOS?


O ME estabelece em orientações enviadas para as escolas que a partir do próximo ano lectivo as turmas com Percurso Curricular Alternativo deixarão de ter cumprir tempos mínimos obrigatórios para as disciplinas de Português e Matemática. Deverão ser as escolas a definir as cargas horárias.
Em 2016/2017 esta oferta educativa envolvia 311 turmas com 4327 alunos e com uma média de idades mais elevada que os seus colegas em igual ano de escolaridade. A maioria tinha entre 15 e 17 anos.
Esta decisão, no seu princípio, corresponde a um passo no caminho adequado, a autonomia das escolas para organizar as suas respostas educativas o que de há muito defendo e que tarda em se concretizar de facto e também não parece ser com a “municipalização” em curso que se realizará.
No entanto, apesar da bondade do princípio há sempre um (uns) mas. Algumas notas.
Estas turmas, tal como foi definido na sua criação, destinam-se a alunos cumulativamente, tenham mais de uma retenção e se encontrem em risco de exclusão social e abandono escolar com histórias de retenção, risco de abandono escolar e exclusão social.
Desta definição emerge uma questão que recentes dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência evidenciam. Estes alunos apresentam resultados significativamente mais baixos que os seus colegas que seguem o ensino básico regular no desempenho dos cursos profissionais do ensino secundário. Não como acreditar que juntando grupos de maus alunos eles se tornem bons. Com diz o povo junta-te aos bons e será como eles, junta-te aos maus e …..
Tal não significa que não deva existir alguma diferenciação na oferta curricular, é imprescindível. No entanto, para que não alimente percursos “de segunda”, muitos deles condenados ao insucesso e abandono, justamente a razão para que exista, esta diferenciação curricular tem de inscrever-se no quadro de aprendizagens da matriz curricular geral para que as aprendizagens realizadas sejam adequadas a trajectos de formação posterior e não uma matriz curricular de “conteúdos” simplificados que pode promover “aproveitamento” mas não aprendizagem significativa.
Nesta perspectiva, esta oferta curricular diferenciada deve ser divulgada, construída e acessível a todos os alunos e não destinada fundamentalmente "aos que não têm jeito para a escola", "aos repetentes", aos "preguiçosos", aos “indisciplinados”, aos “com más famílias” e ser percebida e considerada como uma verdadeira alternativa "não desvalorizada", de "segunda" como muitos alunos, famílias, professores e escolas e mesmo o discurso do próprio MEC assim tem considerado.
Finalmente, uma questão essencial. Sendo importante, não basta atribuir autonomia às escolas. É imprescindível que as escolas tenham recursos e dispositivos que sustentem condições de sucesso real para este tipo de trabalho. As respostas diferenciadas não são compatíveis com recursos normalizados, exigem condições.
Assim, este modelo, “Percursos Curriculares Alternativos”, para além da reflexão sobre a sua própria definição, “o que é alternativo?”, “para que alunos?”, “Como e com que recursos?”, não pode ser uma espécie de “gueto curricular” em que muitos terminam de forma “administrativa” o ensino básico mas poucos o fazem com potencial de sucesso no percurso posterior.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

DEIXEM LÁ OS MIÚDOS ANDAR DESCALÇOS E REBOLAR NA RELVA


No último Expresso está uma peça que julgo merecer atenção tanto mais que estamos em período de férias. Chamava-se atenção para os efeitos de acção educativa por parte das famílias que se traduz numa excessiva preocupação com a limpeza na actividade das crianças. Como se referia no “lead” do trabalho, “Limpeza em excesso dificulta a formação do sistema imunitário. Nunca foram tantas as crianças com doenças alérgicas, autoimunes e inflamatórias. Médicos pedem infância menos assética”.
Muitas vezes aqui tenho referido este aspecto, a importância das crianças desenvolverem, por rotina e não por excepção, actividades de ar livre e contactos com os materiais disponíveis nesses contextos.
Somos dos países da Europa em que adultos e crianças menos desenvolvem actividades de ar livre exterior contrariamente, por exemplo, ao que se verifica nos países nórdicos. É verdade que esses países têm habitualmente climas bastante mais amenos que o nosso mas, ainda assim, poderíamos ter durante mais tempo crianças e adultos a realizar actividades no exterior. O Estudo do Meio poderia também por regra ser … no meio.
Estão de há muito identificadas as vantagens de diferentes naturezas que estas actividades trazem às crianças e também aos adultos, não vale a pena repetir. O trabalho do Expresso vem dar uma achega importante em termos de saúde e prevenção.
Recordo umas notas a partir de uma cena a que assisti e que já aqui contei.
Num fim de tarde em que fazia uma caminhada num espaço verde muito grande e bonito que existe perto de casa passei por um grupo familiar. Deu para perceber que uma gaiata pequenina vinha descalça ao colo do pai e pedia para que ele a pusesse no chão relvado. Ouvi o pai dizer que não se pode andar descalço, para ela não ser teimosa porque se quis descalçar e agora tinha que ir ao colo. Para convencer a criança, falava-lhe, cito dos "bichos que estão no chão”, da “quantidade de doenças que apanharia de andar na relva descalça" e mais que entretanto já não ouvi. Reparei ainda que a criança vinha a comer qualquer coisa que ia retirando de um pacote.
É notável, aquele pai revelava uma enorme preocupação com os riscos gravíssimos de andar descalço num relvado bem tratado e, habitualmente, sem a visita dos cães e achava aparentemente, natural a criança comer qualquer coisa hipercalórica certamente muito perto da hora de jantar.
Esta atitude é elucidativa das questões que a peça do Expresso coloca.
Deixem lá os miúdos andar descalços, rebolar na relva e brincar ao ar livre. E já agora juntem-se a eles. Faz bem a todos.
Finalmente, ainda uma chamada de atenção para duas peças muito interessantes sobre estas questões expressas por dois especialistas.
A primeira, uma entrevista ao pediatra Pedro Oom a propósito do seu livro, “Infectário”. A segunda, também uma entrevista ao investigador Brett Finlay, co-autor do livro “Deixe-os Comer Terra”. Em ambas as entrevistas se sublinha a importância de repensar a nossa acção educativa muito marcada pela inibição de experiências e actividades importantes a vários níveis para o desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PARTIU ARETHA FRANKLIN


Partiu Aretha Franklin, outra presença importante na banda sonora da minha estrada. Aqui fica um exemplo do que nos deixa, “Respect”, numa voz única



DA IMPRENSA


Durante esta quinta-feira mais de 350 jornais norte-americanos, respondendo a uma ideia do Boston Globe, dedicam editoriais a uma firme recusa e contestação dos ataques frequentes de Trump à imprensa.
Não sei qual será o impacto da iniciativa nos cidadãos mas duvido que Trump não responda com mais ataques e novos insultos.
Os tempos vão negros. Esta negrura exige mais do que nunca uma imprensa autónoma e independente. Para isso deverá ser sustentável para minimizar os riscos da influência de quem financia.
Há uns anos numa entrevista ao Público, em 2011, um especialista, Tom Rosenstiel afirmava que se o jornalismo, (os jornais), deixar de ser rentável e, como tal, corra o risco de desaparecimento, as democracias poderão sofrer um "cataclismo cívico".
É este o risco do trumpismo na imprensa.
No entanto, a imprensa tem que fazer o seu papel, terá de ser proactiva e não reactiva.
Uma cidadania de qualidade exige uma imprensa não só voltada para o imediatismo da espuma dos dias e, sou um optimista, acredito que apesar das mudanças em tecnologia e das incidências do mercado a que os jornalistas e os jornais deverão adaptar-se, os jornais em papel são como os dias, nunca acabam. Se forem jornais, bons jornais. Quando escrevo sobre estas matérias recordo-me sempre de jornais e jornalistas que me têm acompanhado ao longo da vida e que me fazem manter leitor diário de jornais em papel. É que, apesar de também consumir informação noutros suportes, não é a mesma coisa.
Neste sentido, precisamos todos que a imprensa cumpra o que se espera dela, justamente o que Trump odeia.
Se analisarmos o nosso quotidiano nesta matéria creio que boa parte da imprensa é, frequentemente complacente com as lideranças económicas e políticas mas também frequentemente esta complacência assenta no seu próprio alinhamento. Em qualquer dos casos um mau serviço prestado à cidadania.
Acho deplorável a forma se aceita a forma como algumas figuras reagem ao ser abordadas pela imprensa sobre assuntos sobre os quais, por várias razões, não lhes interessa discorrer. Surgem então as afirmações patéticas, “não tenho nada a acrescentar”, “desculpem, não comento”, “não estou aqui para falar dessas matérias,” etc., etc. Desenvolvem assim uma espécie de surdez selectiva, só ouvem o que lhes convém, de mutismo selectivo, só falam do que lhes convém, de cognição selectiva, só conhecem o que lhes convém.
As mesmas figuras que directamente ou através de terceiros, lambem as botas às redacções e aos jornalistas (quanto mais influentes melhor) e pedem, exigem, tempo de antena quando tal serve os seus diferentes interesses.
Algumas dessas figuras quando, quase sempre fruto do alpinismo partidário, ascendem a alguma forma de poder conseguem ainda ir mais longe nessa relação com a imprensa, se não lhes agrada calam-na ou atacam-na-na como também não é raro. É um método velho e intemporal, Trump que o diga.
Devo confessar que tal cenário é, para mim, profundamente irritante e patético, sinto que nos insultam, que nos consideram destituídos, como se por não abordarem as diferentes matérias, elas não se passassem ou não existissem ou, noutros processos, que somos manipulados de forma nem sempre perceptível pela opacidade das situações.
Mas incomoda-me uma comunicação social, boa parte dela, passiva e resignada, que não confronta as figuras públicas com estes comportamentos, não os denuncia, e que acorrem solícitos quando essas figuras entendem que têm algo a dizer, as mais das vezes, irrelevante. Também lhes convém esta subserviência interesseira que alguns mantêm, também têm as suas agendas. Às vezes são recompensados.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

CHEGUEI!


Cheguei! Um dia havia de ser.

When I get older losing my hair
Many years from now
Will you still be sending me a Valentine
Birthday greetings bottle of wine
(…)




DEFICIÊNCIA E DIREITOS


Foi ontem publicado em DR o Regime Jurídico do Maior Acompanhado. Esta legislação substituirá depois de entrar em vigor, dentro de seis meses, os regimes de interdição e de inabilitação.
Dado o volume de problemas e obstáculos não está tudo resolvido mas trata-se de um passo importante na melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência, mas não só, e no cumprimento dos seus direitos sociais e individuais.
Neste sentido é fundamental que se garanta o seu direito à independência, autonomia e autodeterminação que sustentem vidas com dignidade.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

DO ENSINO PROFISSIONAL


Em trabalho agora divulgado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência analisando o trajecto dos alunos que iniciaram os cursos profissionais do secundário em 2014/2015 verifica-se que dos alunos que acederam sem ser pelo ensino básico geral, apenas 35,6% conseguiu terminar nos 3 anos previstos e 30% abandonou. Estes alunos frequentaram os Cursos de Educação e Formação, os cursos vocacionais criados por Nuno Crato ou frequentaram turmas de currículo alternativo. Estes alunos são também mais velhos em média o que demonstra uma trajectória com retenções que, obviamente, se repercute na relação que constroem com a escola e que se associa certamente ao seu menor desempenho.
Dos alunos oriundos do ensino básico geral 70% concluiu o curso em três anos e apenas 6% abandonou. A diferença é significativa.
Da análise dos dados e da caracterização sociodemográfica dos alunos decorre também que alunos com famílias mais favorecidas frequentam menos e em casos de grandes dificuldades estas vias alternativas.
Os dados não surpreendem e sustentam o que de há muito tenho defendido. É fundamental criar oferta formativa diferenciada, mas não deve acontecer tão cedo na vida dos alunos, um erro crasso do MEC, e não privilegiando, implícita ou explicitamente, os alunos com insucesso que naturalmente, os estudos provam-no, são sobretudo oriundos de famílias menos qualificadas o que, obviamente, compromete a mobilidade social e a equidade de oportunidades. Aliás, a OCDE tem expressado, recordo a experiência do ensino dual alemão importado por Nuno Crato e que envolveu muitos dos alunos agora analisados, que uma via profissional precoce mantém a desigualdade social e é dificilmente reversível. Os dados mostram-no, os níveis de exclusão e insucesso são elevados.
No âmbito do básico o ensino profissional ainda é com alguma frequência percebido como basicamente destinado "aos que não têm jeito para a escola", "aos repetentes", aos "preguiçosos" e não é percebido como uma verdadeira alternativa "não desvalorizada", de "segunda" como muitos alunos, famílias, professores e escolas e mesmo o discurso do próprio MEC assim o considerou com a criação dos cursos vocacionais para os alunos, muito novos e com retenções.
De uma forma geral os alunos no ensino básico que experimentam dificuldades escolares, precisam de apoios adequados, suficientes e competentes, autonomia das escolas e dos professores, flexibilidade e alguma diferenciação curricular, por exemplo em áreas disciplinares opcionais e não de vias profissionais para onde sejam “encaminhados” sem que daí decorra para a maioria a esperança num projecto de vida que inclua formação bem-sucedida.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A PERCEPÇÃO SOCIAL DA AUTORIDADE

No fim da semana que passou a imprensa referia o aumento dos casos de agressão e assédio a médicos e outros profissionais do âmbito da saúde. Nos primeiros seis meses deste ano a DGS registou mais de 400 notificações face aos 678 casos durante 2017. Acontece que se admite que muitos episódios não terão participação pelo que a questão é ainda mais preocupante.
As dificuldades genéricas das pessoas e as situações de funcionais e da resposta dos serviços podem contribuir para a explicação deste cenário.
No entanto, sem minimizar estas questões parece-me interessante reflectir numa outra perspectiva.
Em primeiro lugar sublinhar que os profissionais da saúde não são os únicos destinatários de emergentes e regulares comportamentos de agressividade física ou verbal. Grupos profissionais como professores e também forças policiais são recorrentemente vítimas deste tipo de comportamentos.
Por outro lado, é minha convicção que vale a pena considerar dois aspectos que julgo essenciais, a mudança na percepção social dos traços de autoridade e o sentimento de impunidade, que me parecem fortemente ligados a estes fenómenos.
Uma observação minimamente atenta às mudanças sociais, culturais e económicas nas últimas décadas, permite, creio, constatar como tem vindo a mudar significativamente a percepção social do que poderemos chamar de traços de autoridade.
Os médicos e enfermeiros, entre outras profissões, professores ou polícias por exemplo, eram percebidos, só pela sua condição profissional, como fontes de autoridade, como também os velhos, curiosamente. Tal processo alterou-se, a profissão ou a idade já não conferem “autoridade” que iniba a utilização de comportamentos de agressão. Dito de outra maneira, a identificação como médico ou enfermeiro, através da "bata", polícia com a "farda" ou professor com o "peso social" da função e da escola, já não são, por si sós, reguladores dos comportamentos. Estas mudanças implicam uma reflexão profunda, pois sendo um fenómeno "novo", não poderemos recorrer unicamente às soluções "velhas". é claro que não estou a referir-me a "respeitinho" ou a medo e muito menos a dar cobertura a "autoritarismo" e abusos de poder.
O segundo aspecto que me parece de considerar remete para um ambíguo e abrangente sentimento instalado em Portugal de que não acontece nada, faça-se o que se fizer. Este sentimento que atravessa toda a nossa sociedade e camadas sociais é devastador do ponto de vista de regulação dos comportamentos, ou seja, podemos fazer qualquer coisa porque não acontece nada, a “grandes” e a “pequenos”, mas sobretudo a "grandes", o que aumenta a percepção de impunidade dos “pequenos”
Considerando este quadro, parece importante um trabalho no ãmbito da formação cívica no sistema educativo e na formação de profissionais para a gestão e prevenção de situações de conflito, bem como um idscurso político e social consistente de valorizaçãoda autoridade, não do autoritarismo.
Sabemos ou que a autoridade não é atribuída ou devolvida por decreto. A autoridade assenta em competência, valorização, respeito, maturidade cívica, solidez ética, etc.
Por outro lado e finalmente, é ainda fundamental que se agilizem e sejam divulgados processos de punição e responsabilização séria dos casos verificados o que contribuirá para combater a percepção de impunidade.

domingo, 12 de agosto de 2018

MAL-ESTAR NA CLASSE DOCENTE, A TEMPESTADE PERFEITA

Acentua-se a evidência das sérias alterações climáticas que ameaçam o sistema educativo. Através de um estudo sobre mobbing (assédio moral ou psicológico em contexto laboral) realizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia, da Universidade de Évora ficamos saber que 75% de uma amostra de 2003 docentes, do pré-escolar ao superior e do ensino público e privado já foi vítima de pelo menos uma situação desta natureza. O ensino superior é o patamar do sistema cujos professores referem mais queixas.
No que respeita às fontes de assédio 49% identifica a direcção dos estabelecimentos, 34% um colega, 28% refere vários colegas e 37% aponta encarregados de educação e alunos (mais numerosa a referência a EE).
São dados inquietantes e tanto mais inquietantes se recordarmos o trabalho recentemente divulgado relativo às condições pessoais dos professores considerando dimensões relativas ao “desgaste emocional, “burnout” incluído”, e sobre as condições em que estes trabalham - se há cansaço, desânimo, desmotivação ou, pelo contrário, alegria.” O trabalho realizado pela da FCSH em parceria com a Fenprof mostrou que dos perto de 16000 docentes que participaram quase metade respondeu que revela sinais preocupantes de “exaustão emocional”, (20,6% mostram sinais “preocupantes”, 15,6% apresentam “sinais críticos” e 11,6% têm já “sinais extremos” de esgotamento) e mais de 40% não se sentem profissionalmente realizado.
Neste trabalho foram identificados alguns factores explicativos dos resultados, a idade dos docentes, as questões relativas à carreira, organização (burocracia na escola e gestão hierarquizada das escolas) e o comportamento indisciplinado dos alunos.
A referência como fonte de mal-estar à organização escolar (burocracia e direcção hierarquizada) associa-se ao trabalho agora divulgado relativo ao “mobbing”.
Para formar a tempestade perfeita importa não esquecer conforme o trabalho já deste mês da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, “Educação em Números – Portugal 2018” que se acentua o envelhecimento da classe docente
No que respeita à educação pré-escolar 48.5% dos educadores de infância tem 50 ou mais anos. No 1º ciclo a percentagem é de 35.6%, no 2º é de 49.6% e no 3º ciclo e ensino secundário é de 45.2%. Podemos afirmar que à excepção do 1º ciclo, em todos os patamares do sistema perto de metade dos professores tem 50 ou mais anos.
Tudo isto gera um cenário muito preocupante.
Estarão recordados que também em Março se realizou em Lisboa uma cimeira internacional organizada pelo ME, OCDE e pela organização Internacional da Educação que teve como tema central da cimeira o bem-estar dos professores.
A este propósito o secretário-geral da IE, David Edwards afirmou “Não se deve perder a oportunidade de colocar o bem-estar dos professores no centro das políticas de todos os países que participam nesta cimeira” e o bem-estar dos professores terá de ser percebido pelos Governos como “um tema político de primordial importância”. Sabe-se que se os docentes “se sentem bem com eles próprios podem fazer uma diferença positiva no ensino dos seus alunos” lê-se na nota de imprensa.
Escrevi na altura que a cimeira acontecia em Portugal num tempo em que certamente a boa parte dos docentes não se sentirá globalmente valorizada e a desenvolver o seu trabalho num contexto de uma tranquilidade aceitável embora, os estudos o confirmam, globalmente gostem da profissão, tal como os alunos apreciam positivamente o seu trabalho.
O estudo agora conhecido vem apenas confirmar e actualizar o que já outros indiciavam.
Como causas mais contributivas para este cenário de elevado stresse profissional são identificadas turmas com elevado número de alunos, o comportamento indisciplinado e desmotivação dos alunos, a pressão para os resultados, insatisfação com as condições profissionais e de carreira, carga horária e burocrática, falta de trabalho em equipa, falta de apoio e suporte das lideranças da escola.
Numa referência mais particular às direcções das escolas, percebidas de forma significativa pelos professores como fonte de assédio moral e psicológico, apesar das reservas do Professor Filinto Lima, presidente da Associação Nacional Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, umas notas breves com o atrevimento de quem não vive por dentro o quotidiano das escolas mas procura acompanhar de forma atenta o universo da educação. Estas notas dirigem-se ao ensino básico e secundário pois o modelo de gestão do ensino superior, a competição exacerbada, constituem uma outra realidade e também com problemas severos. 
Conforme tenho dito sempre me pareceu claro que a transformação da direcção de escolas e agrupamentos num modelo unipessoal e a sua forma de eleição através dos conselhos gerais, acompanhada por uma política de mega-agrupamentos diminuindo substancialmente o número de unidades orgânicas, gosto desta designação, para além de questões económicas se inscreveu na sempre presente tentação de controlo político do sistema. São conhecidos casos, alguns chegam à imprensa, de processos de eleição de direcções escolares que mais não são do que formas de colocar pessoas com o alinhamento certo na função. Aliás, o próprio funcionamento dos conselhos gerais é, em algumas situações, um exemplo disto mesmo. Assim sendo, o modelo de gestão unipessoal e a forma de eleição dos directores não são garantias de “mais democracia” ou “melhor democracia” nas escolas.
Dado um pecado estrutural do nosso sistema educativo, a ausência de dispositivos de regulação ao longo de décadas, coexistem boas experiências e práticas em situações de direcção unipessoal com situações bem negativas.
Por outro lado, importa recordar que em muitas circunstâncias a “gestão democrática", de democrática não tinha assim tanto e também se verificavam casos gritantes de menor competência.
Dito isto, parece-me que tanto quanto ou mais do que o modelo de direcção, unipessoal ou colegial, que volta e meia reentra na agenda, julgo de reflectir na forma de eleição, participam todos os docentes ou um pequeno grupo que “representa” o corpo docente no conselho geral, o mesmo se passando com os funcionários.
Por outro lado, também me parece que deve existir um claro reforço do papel dos Conselhos Pedagógicos no funcionamento de escolas e agrupamentos. Parece-me também clara a vantagem da presidência do Pedagógico ser independente da direcção da escola, sobretudo num modelo de direcção unipessoal
Importa também que a reflexão sobre a direcção de escolas e agrupamentos seja acompanhada de uma verdadeira reflexão sobre o quadro de autonomia nas suas várias dimensões e equilíbrios. Qual o efeito da anunciada municipalização ou “proximidade”, como também lhe chamam, na autonomia de escolas e agrupamentos.
É claro que quanto mais sólido for o modelo de autonomia das escolas mais importante se torna o papel e função da direcção, independentemente do modelo. Esta é do meu ponto de vista a questão central.
Muitos estudos e a experiência mostram que nas organizações, incluindo escolas, a qualidade das lideranças tem um impacto forte no desempenho das instituições e também de todos os que nela funcionam. Boas lideranças escolares traduzem-se em melhores e mais estáveis climas de trabalho, maior nível de colaboração entre os profissionais, menor absentismo, melhores resultados ou menos incidentes de natureza disciplinar, melhor relação com pais e comunidade, entre outros aspectos.
Camões já afirmava que um fraco Rei faz fraca a forte gente o que numa actualização republicana poderá entender-se como a defesa de lideranças competentes, com um gestão participada, com mecanismos de eleição alargados, transparentes, escrutinados e com, insisto, mecanismos de regulação que previnam excessos e abusos
Desculpem um texto tão longo e com matérias tão "quentes" neste tempo de férias.

sábado, 11 de agosto de 2018

RECORRE, A NOTA SOBE


Uma das situações recorrentes no nosso sistema educativo que julgo, por assim dizer, curiosas, é o número de casos em que após reapreciação face a recurso as notas dos exames finais sobem. É também interessante a forma discreta como esta situação é acolhida.
Este ano, das 6112 provas reapreciadas pelo Júri Nacional de Exames subiram 70%, mais de 4000 exames. Em Matemática A tivemos 85% de melhorias e em Português 68%. 
No Ensino Básico o número de pedidos de reapreciação é bem mais baixo mas verifica-se subida de nota em 79%.
Sabe-se que a avaliação escolar contém uma incontornável dimensão de subjectividade e complexidade, por isso, é necessário um trabalho muito consistente ao nível da qualidade dos exames, da solidez, clareza e coerência dos critérios de avaliação e, naturalmente, da competência dos avaliadores. Estes aspectos são, aliás, objecto de frequentes referências na imprensa durante a época de exames.
Como explicar tal número de recursos acolhidos, na maioria subindo a classificação? Como confiar na avaliação se muitos professores aconselham os alunos a recorrer pois a probabilidade de verem a nota melhorada é grande?
No ano passado, também na altura em foram conhecidos os resultados dos recursos, a professora Leonor Santos da Universidade de Lisboa, especialista em avaliação das aprendizagens, afirmava em entrevista ao Público que aqui citei na altura devido ao seu interesse, a existência de estudos que confirmam a tendência de a subida de notas nos processos de reapreciação. Entende que tal situação decorre mais da “atitude de base” do classificador que de erros cometidos. Afirma, “Há investigação que já demonstrou que a preocupação dos avaliadores que estão a classificar pela primeira vez é a de manter os mesmos critérios para todas as provas. Mas quando está a fazer uma revisão de prova, a sua atitude é completamente diferente: tenta aproveitar tudo o que for possível”.
Não sou especialistas nestas matérias mas julgo que deveriam ser, tanto quanto possível, ponderadas e consideradas para que os exames e a sua classificação mereçam a confiança de alunos e famílias.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O CARRO-VASSOURA


Está na estrada, como dizem na televisão, a Volta a Portugal, por estes dias sempre visito algumas recordações lá bem para trás no tempo.
Creio que a Volta a Portugal já não tem hoje nem o espaço nem, talvez, o encanto de há alguns anos mas continua a atrair muita gente para a beira das estradas por onde passa. Quando eu era miúdo a caravana da Volta a Portugal em bicicleta passava pertinho da minha terra. Quase sempre iniciava-se uma etapa em Cacilhas ou na Cova da Piedade e dirigia-se para sul, nessa altura se bem me lembro, a Volta era mesmo a Portugal, de cima a baixo tal como parece ser, de novo a deste ano.
Íamos ver passar a Volta no Laranjeiro, na EN 10 em frente à mítica loja de bicicletas do Jorge Pereira, tenho ideia que até havia uma meta com um prémio para o ciclista que a passasse em primeiro lugar.
Era dia de romaria, ia-se cedo para encontrar o melhor local de visão e o melhor acesso aos brindes distribuídos pelos "carros dos anúncios", como lhes chamávamos.
A passagem da caravana era breve e marcada pela tentativa de saber quem passava à frente na meta. Conhecíamos os ciclistas como hoje conhecemos os futebolistas, João Roque, Firmino Bernardino, o incontornável Joaquim Agostinho pelo Sporting ou os do Benfica, Américo Silva, Peixoto Alves, Wenceslau Fernandes, (pai da atleta de triatlo Vanessa Fernandes), por exemplo e sem ter a certeza de todos os nomes.
O segundo grande momento era a passagem, antes dos ciclistas, dos "carros dos anúncios" e a distribuição de ninharias cuja caça era uma tarefa complicada mas um desafio irresistível. O terceiro momento mais aguardado era a passagem do carro-vassoura que nos deixava sempre um pouco a pensar e a discutir entre nós como deveria ser difícil desistir, não poder seguir com os outros e ser recolhido numa viatura com o "simpático" nome de carro-vassoura. Quase sempre chegávamos à conclusão que um ciclista deveria mesmo sentir-se mal quando nele entrava, o que nos fazia ter "respeito", como dizíamos, pelo carro-vassoura.
Com esta memória da Volta a Portugal acesa, de repente, lembrei-me dos miúdos que vão entrar na escola daqui a umas semanas e que, de mansinho, mais cedo ou mais tarde, por uma razão ou por outra, começam a não ser capazes de acompanhar os outros e vão acabando, também eles, por entrar nos diferentes carros-vassoura que a vida vai pondo à frente dos que não acompanham o ritmo, seja ele qual for.
O problema é que, contrariamente ao que se passava no carro-vassoura da Volta a Portugal de onde se sai no fim de cada corrida para iniciar uma outra, muitos dos miúdos vão passar boa parte da sua vida nalgum carro-vassoura.

OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS


Para além do brutal custo que para nós teve a alienação do Novo Banco aos abutres do fundo de investimento norte-americano Lone Star sabe-se que também que lhe foi "oferecido" um valioso espólio cultural, cerca de 50 milhões de euros em moedas raras, fotografias contemporâneas, pintura, mapas portulanos e livros quinhentistas. Nada de estranho mas lamentável.
Muitos dos negócios que no âmbito das privatizações vamos conhecendo sempre me recordam uma afirmação muito interessante de Nuno Brederode Santos numa crónica antiga no Expresso, “Os Negócios Estrangeiros em Portugal raramente são bons negócios mas, quando o são, então são, de facto, estrangeiros”.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A MUDANÇA EM MATÉRIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UMA QUESTÃO DE CALENDÁRIO?


A imprensa de hoje e de ontem referem que o BE apresentou um pedido apreciação parlamentar do recente regime legal da educação inclusiva, também conhecido pela reforma do ensino especial. Pretende que a sua aplicação seja adiada para 2019/2020 tal como também a Fenprof defende.
O ME está contra o adiamento e os representantes das direcções escolares também não o defendem apesar de expressarem a provável existência de algumas dificuldades.
A experiência mostra-nos que nenhuma mudança com impacto nas práticas e visão relativas às matérias que envolve acontece por decreto e num dia marcado no calendário. Neste sentido, a questão de adiar ou definir um período de transição, que neste contexto não sei muito bem o que seria, não me parece particularmente relevante.
Estou mais preocupado em verificarmos, avaliando interna e externamente, se do processo de alteração resulta mais qualidade nos processos educativos de todos os alunos, menos exclusão, tantas vezes em nome da … inclusão. Se resultará mais participação efectiva de todos os alunos nas actividades comuns, mais apoios e de qualidade aos professores de ensino regular, que com os pais são os actores centrais nos processos educativos de todos os alunos, a disponibilização de recursos suficientes, adequados e em tempo oportuno e dispositivos de regulação do trabalho desenvolvido que minimizem os efeitos em que, perdoem-me o excesso e a repetição, da dimensão o sistema é verdadeiramente inclusivo, coexistem sem um sobressalto práticas excelentes com práticas e discursos que atentam contra os direitos de alunos, famílias e docentes.
Algumas histórias que vou ouvindo não são muito animadoras tal como as boas experiências que se conhecem não fazem a Primavera.
A minha inquietação é que de uma “nova lei” (necessária reafirmo), de um “novo paradigma”, da “reforma do ensino especial”, da “inovação”, se mantenha algum do “velho” quadro de práticas e visões.É verdade que o novo quadro legislativo para a educação inclusiva vem acompanhado de um “Manual de apoio à prática”. Embora julgue úteis orientações de apoio às práticas não acredito em manuais para a inclusão mas deve ser, evidentemente, algum preconceito da minha parte. Aliás, surpreendeu-me que num quadro de tanta mudança de paradigma se recorresse a um tão velho dispositivo, o manual.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A MEDIATIZAÇÃO DA TRAGÉDIA


O inferno voltou para nos assombrar. Retornou com uma violência brutal que, apesar de todos os riscos que se mantêm, queríamos acreditar que não se repetiria.
Apesar do inferno de Monchique creio poder afirmar-se que alguma coisa tem sido ligeiramente diferente esta época. Tem sido reconhecido alguma evolução nas respostas rápidas e, consequentemente, nas dimensões atingidas pela maioria das ignições e até nos discursos das lideranças políticas que revelam maior contenção em usar esta tragédia nas lutas da partidocracia.
No entanto, há algo a que parece não haver volta a dar, a forma como boa parte da comunicação social trata esta questão. Não há tudólogo que não opine de cátedra sobre combate e prevenção incêndios, sobre gestão da floresta e ordenamento do território, sobre alterações climáticas, etc.
Continua, sobretudo na imprensa televisiva, a emissão exaustiva de peças que de forma frequentemente sem pudor, respeito e competência, a mostrar o "terreno", o "cenário dantesco", a ouvir "moradores que passaram uma noite em branco", a ouvir o "senhor comandante dos bombeiros", a referir os "meios aéreos, dois Canadairs e um Kamov", a ouvir os "responsáveis locais ou regionais da protecção civil", a gravar despudoradamente imagens de dor, sofrimento e perda de gente anónima que tendo quase nada, vê arder o quase tudo. Um filme dramático sempre visto e sem surpresas que este ano tem uma “nuance” que me tem causado alguma perplexidade, a repetida tentativa de questionar a eficiência dos profissionais que combatem o fogo, designadamente os bombeiros. Deplorável mas sem surpresa dada a linha editorial de alguma imprensa.
O poeta falava de um fogo que arde sem se ver, é bonita a imagem. Mas quando um fogo arde e se vêem os seus efeitos devastadores e dramáticos não se perdoa a forma como tantas vezes isto é tratado como se fosse um espectáculo.

DA AVALIAÇÃO


Achei interessante a entrevista do Presidente do IAVE, Hélder Sousa, ao Observador. Aliás, acho até curiosas algumas das afirmações vindas de alguém que é responsável pelo Instituto de Avaliação Educativa.
Algumas notas a propósito de avaliação. Parece consensual o entendimento de que a qualidade em educação se promove, é certo, com a avaliação rigorosa e regular das aprendizagens (externa e interna), naturalmente, mas também com a avaliação do trabalho dos professores, com a definição de currículos e metodologias adequadas, com a estruturação de dispositivos de apoio a alunos e professores eficazes e suficientes, com a definição de políticas educativas que sustentem um quadro normativo simples e coerente e modelos adequados de organização e funcionamento das escolas, com a definição de objectivos de curto e médio prazo, sustentadores de uma visão estável para o funcionamento do sistema.
Neste quadro, parece-me pouco prudente afirmar, como o faz o Presidente do IAVE, face ao desempenho dos alunos que “A raiz do problema estará muito mais na forma como o ensino é encarado pelos professores: eu tenho de dar o programa. Têm uma matriz cheia de conteúdos e pensam que têm de passá-la toda aos alunos para cumprir o seu dever.”. Não esta questão, sendo de considerar, não é a raiz do problema. A raiz, as raízes do problema estão a montante da acção do professor, desde logo considerando a visão de escola e educação que a comunidade e as famílias assumem e todo conjunto de aspectos de política educativa.
A avaliação escolar, através de diferentes dispositivos, cumpre três funções essenciais, a certificação, da aquisição de saberes ou de competências por exemplo, a ordenação, os resultados dos alunos dispersam-se por um escala, 0 a 20 ou 0 a 100, e a de regulação, recolher informação que permita identificar fragilidades nos processos de trabalho com vista à sua correcção.
Os exames nacionais, mas também os tão frequentes testes procuram cumprir, sobretudo a primeira e segunda funções, a certificação e a ordenação. Neste cenário surgem as primeiras questões, que competências ou saberes devem ser adquiridos. Não é fácil, antes pelo contrário, que um só exame consiga avaliar o "tudo" que pode ser avaliado, por esta razão, o exame não pode ser o "tudo" em matéria de avaliação.
Não tenho uma posição fundamentalista contra os exames, duvido da sua justificação no 4º ano, mas também tenho a maior das convicções que uma avaliação basicamente centrada em produtos, exames por exemplo, é insuficiente para introduzir mecanismos de correcção eficazes no trabalho de alunos e professores.  Não é por medir muitas vezes a febre, mesmo com um termómetro de boa qualidade, que a febre baixa.
Nesta perspectiva é fundamental a solidez dos dispositivos de avaliação dirigida aos processos, ou seja, recorrer de forma consistente e aprofundada a dispositivos de avaliação formativa. No entanto, este movimento deve assentar numa sólida autonomia de professores e escolas de que ainda estamos longe.
Todos sabemos isto de há muito mas por múltiplas razões continuamos muito presos a dispositivos de natureza mais sumativa que se avolumam no secundário devido ao peso dos resultados dos exames no acesso ao superior algo que, como tanta vezes já escrevi deveria ser repensado como, aliás, também entende o Presidente do IAVE.
Finalmente, parece-me de reafirmar que qualquer debate sobre avaliação escolar solicitará incontornavelmente o envolvimento de outras dimensões como currículos e programas, organização e funcionamento das escolas, designadamente recursos e apoios educativos.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

OS RESULTADOS A MATEMÁTICA. SERÁ FADO?


Sem surpresa, os resultados da 2ª fase do exame de Matemática do 9º ano alimentam a preocupação que merece o desempenhe a Matemática por boa parte dos nossos alunos apesar de alguns indicadores positivos e da evolução nos estudos comparativos como PISA.
Na 2ª fase, 63% dos alunos reprovou nesta disciplina. Na 1ª fase cerca de 52% dos alunos teve média negativa, a média foi de 47 uma das mais baixas dos últimos anos. De notar que 28,5% dos alunos obteve uma classificação inferior a 25 pontos e 2346 zero pontos, sendo que realizaram o exame 94524 alunos.
É claro que as razões para este cenário são múltiplas, não serão novas e a eventual dificuldade dos exames também não explica os resultados.
Recuso-me a considerar que sejam “fado” ou destino as dificuldades expressas pelos alunos, como também não se trata, evidentemente, de um problema de falta de “dotes” para a Matemática por parte dos portugueses ou da incapacidade genérica dos professores de Matemática em melhorar os resultados dos alunos.
A questão começa na educação pré-escolar, no 1º ciclo, em casa e na comunidade através dos discursos e representações sobre a matemática. Algumas notas repescadas.
Já este ano foi divulgado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência o estudo “Principais indicadores de resultados escolares por disciplina - Série temporal 2011/12 – 2015/16 - 3.ºCiclo - Ensino Público”.
Em 2015/2016, 33% dos alunos concluíram o 9º ano com negativa a Matemática. Ao longo da série temporal considerada, 11/12 a 15/16, esta percentagem subiu e a taxa de recuperação não ultrapassou os 20%. A Matemática é a disciplina com mais negativas e a com menor taxa de recuperação. As disciplinas de Inglês, Físico-Química e Português apresentam também níveis de reprovação significativas mas bem menores que a Matemática.
Os dados estão em linha com o trabalho divulgado no ano passado “Resultados escolares por disciplina - 3.º Ciclo - Ensino Público - Ano lectivo 2014/2015” com informação dos 3 anos do ciclo de que recupero alguns indicadores.
Em termos globais o chumbo atingia 13.1% dos alunos no ciclo. Por anos o 7º é o que registava maior retenção, 16.7%, indicador também é verificado nos anos iniciais de cada ciclo. Embora no 8º e 9º a retenção diminua tal não parece decorrer de trabalho de recuperação mas do facto de muitos alunos retidos no 7º serem encaminhados para outros trajectos escolares.
Ao nível dos aspectos mais finos da retenção é inquietante que 66% dos alunos que chumbam no 7º ano reprovam a seis ou mais disciplinas sendo a Matemática a que apresenta indicadores mais pesados. No entanto, se o critério for de cinco disciplinas ou mais a taxa passa para uns dramáticos 85% que, evidentemente, são altamente condicionantes de um trabalho de recuperação bem-sucedido.
Um outro dado, também em linha com o que se verificou no 2º ciclo e sem surpresa, é a fortíssima associação entre os altos níveis de retenção e a mais disciplinas e as condições socioeconómicas familiares. De facto, em todas as disciplinas no 7º ano os alunos que reprovam e estão incluídos no Escalão A da Acção Social escolar (famílias com menores rendimentos) são o dobro de alunos com negativas mas não abrangidos pela Acção Social Escolar.
No 2º ciclo, estudo também divulgado em 2017 e respeitante a 2014/2015, a Matemática era claramente a disciplina em que os alunos têm menor desempenho. Cerca de 30% dos alunos tiveram resultado negativo e é também a disciplina em que os alunos sentem mais dificuldade em recuperar, passar de resultado negativo para resultado positivo.
Registe-se também aqui a relação entre o desempenho escolar e o contexto socioeconómico familiar, no 5º ano 44% dos alunos no escalão máximo de acção social escolar tiveram negativa a Matemática, 28% dos alunos no segundo escalão e 16% não envolvidos em dispositivos de apoio.
No entanto e relativamente a este último aspecto, a associação entre variáveis de contexto socioeconómico e os resultados escolares, a escola pode fazer a diferença e contrariar o destino. As boas práticas e experiências conhecidas mostram que é possível.
Os resultados a Matemática ao longo da escolaridade obrigatória estarão associados, não numa relação de causa-efeito, a múltiplas variáveis, desde logo como já vimos pelas circunstâncias sociais e demográficas onde não pode deixar de se incluir, o nível de escolaridade dos pais.
Por outro lado, variáveis como modelo e conteúdos curriculares, número de alunos por turma, tipologia das turmas e das escolas, dispositivos de apoio às dificuldades de alunos e professores ou questões de natureza didáctica e pedagógica terão também algum peso e algumas vezes já aqui referimos estas questões.
É neste conjunto de variáveis e na intervenção adequada que julgo residir a chave para alterar e reconstruir a relação dos alunos com a Matemática e melhorar o seu desempenho.
No entanto, acresce a esta complexidade um conjunto de outras variáveis menos consideradas por vezes mas que a experiência e a evidência mostram ter também algum impacto.
São variáveis de natureza mais psicológica como a percepção que os alunos têm de si próprios como capazes de ter sucesso, os alunos de meios menos carenciados percebem-se como mais capazes de aprender matemática.
É também conhecido que os pais com mais qualificação e de mais elevado estatuto económico têm expectativas mais elevadas sobre o desempenho escolar dos filhos o que se repercute na acção educativa e nos resultados escolares e, naturalmente, mais facilmente mobilizam formas de ajuda para eventuais dificuldades, seja nos TPC, seja através de ajuda externa.
Finalmente uma outra variável neste âmbito, a representação sobre a própria Matemática. Creio que ainda hoje existe uma percepção passada nos discursos de muita gente com diferentes níveis de qualificação de que matemática é uma “coisa difícil” e ainda de que só os mais “inteligentes” têm “jeito” para a Matemática. Esta ideia é tão presente que não é raro ouvir figuras públicas afirmar sem qualquer sobressalto e até com bonomia que “nunca tiveram jeito para a Matemática, para os números”. É claro que ninguém se atreve a confessar uma eventual “falta de jeito” para a Língua Portuguesa e às vezes bem que “parece”. A mudança deste cenário é uma tarefa para todos nós e não apenas para os professores e seria importante que acontecesse.
De facto, este tipo de discursos não pode deixar de contaminar os alunos logo desde o 1º ciclo convencendo-se alguns que a Matemática vai ser difícil, não vão conseguir ser “bons” e a desmotivar-se.
Aliás, é conhecido que muitos alunos escolhem trajectos escolares tendo como critério “fugir” da Matemática.
Não fica fácil a tarefa dos professores mas no limite e como sempre será a escola a fazer a diferença. Não podemos falhar apesar da dificuldade do caderno de encargos. Não podemos estar condenados a ter maus resultados a Matemática.