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quinta-feira, 17 de março de 2016

CRIANÇAS QUE PASSAM MAL NÃO APRENDEM

Cerca de uma em cada 14 famílias portuguesas salta refeições por não ter comida suficiente. São dados de sistema de monitorização da Direcção-Geral da Saúde constantes no relatório “Portugal –Alimentação Saudável em Números 2015” que esta quinta-feira é apresentado em Lisboa.
Como é sabido as situações de carência assumem sempre consequências mais graves nos grupos mais vulneráveis, designadamente crianças e velhos.
Recordo o estudo do CNE e da Fundação Francisco Manuel dos Santos há pouco tempo divulgado mostrando com clareza que a esmagadora maioria dos alunos com insucesso é oriunda de famílias com estatuto económico e social muito baixos e vivem em situação de pobreza e carência.
O impacto das circunstâncias de vida no bem-estar das crianças e de forma mais particular no rendimento escolar e comportamento é por demais conhecido e essas circunstâncias constituem, aliás, um dos mais potentes preditores de insucesso e abandono quando são particularmente negativas, como é o caso de carências significativas ao nível das necessidades básicas.
Um Relatório de 2013, "Food for Thought", da organização Save the Children, afirmava que 25% das crianças terão o seu desempenho escolar em risco devido à malnutrição com as óbvias e pesadas consequências em termos de qualificação e qualidade de vida de que a educação é uma ferramenta essencial.
Em qualquer parte do mundo, miúdos com fome, com carências, não aprendem e vão continuar pobres. Manteremos as estatísticas internacionais referentes a assimetrias e incapacidade de proporcionar mobilidade social através da educação. Não estranhamos. Dói mas é “normal”, é o destino.
Quando penso nestas matérias sempre me lembro da história que conto com frequência e foi umas das maiores lições que já recebi, acontecida há uns anos em Inhambane, Moçambique. Ao passar por uma escola para gaiatos pequenos o Velho Bata, um homem velho e sem cursos, meu anjo da guarda durante a estadia por lá, disse-me que se mandasse traria um camião de batata-doce para aquela escola. Perante a minha estranheza, explicou que aqueles miúdos teriam de comer até se rir, “só aprende quem se ri”, rematou o Velho Bata.
Pois é Velho, miúdos com fome não aprendem e vão continuar pobres.

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