AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quinta-feira, 17 de março de 2016

DOS PROFESSORES DE BAIXA E ABSENTISTAS

Um dia comprido não me deixou tempo para uma referência a breve às notícias sobre a falta de controlo sobre as faltas e tempo de baixa médica por parte dos professores que ontem alguma imprensa divulgou.
É um clássico. Recordo a habilidade revelada nesta matéria por Maria de Lurdes Rodrigues.
Levantar esta questão e da forma que habitualmente é tratada ajuda a manter uma pressão social sobre a classe dos professores através da opinião pública “plantada” que é oportuna. Certamente será uma coincidência mas vão abrir os concursos e, mesmo ao arrepio de determinações da UE, muitos professores com imensos anos de serviço avaliado e contínuo continuarão a não aceder a um lugar de quadro, uma peça fundamental na estabilidade profissional, pessoal e familiar para além de se tratar de um evidente incumprimento das disposições legais.
Claro que nunca se aborda esta matéria de forma integrada com indicadores resultantes de estudos sobre os níveis de stresse e risco de burnout que afectam um número altíssimo de professores.
Claro que não se aborda esta matéria integrando o clima instalado nas escolas, competitivo, instável, burocratizado e sem apoios.
Claro que nunca se aborda esta matéria considerando o trabalho de um professor com várias turmas e muitas dezenas de alunos, pressionado por um currículo que oprime pela sua extensão e carácter normativo. Se esta circunstância não é amigável para os alunos, os dados do trabalho ontem divulgado pela OMS mostram a apreciação muito negativa os alunos sobre as aulas, pense-se no efeito que terá sobre o trabalho dos professores.
Claro que nunca se aborda esta matéria considerando o impacto negativo da concentração nos mega-agrupamentos e centros educativos.
Outros aspectos poderiam ser considerados mas estes exemplos mostram o óbvio. A pressão criada sobre os professores com notícias assim colocadas e trabalhadas cumprem um objectivo claro, fragilizar a classe.
É um tiro no pé. Todos os que lidam com as questões da educação sabem que uma das características dos sistemas educativos melhor sucedidos é, justamente, a valorização dos professores.

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