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terça-feira, 18 de junho de 2024

DA CRIATIVIDADE NAS ESCOLAS PORTUGUESAS

Foi hoje divulgado pela OCDE o terceiro volume do PISA 2022 Results, “Creative Minds, Creative Schools” a que o Público faz referência.

Talvez com alguma surpresa, os alunos portugueses revelam uma criatividade, nos termos avaliados pelo PISA, acima da média da OCDE. Mostram o melhor desempenho em tarefas de expressão visual.

Os resultados médios dos alunos portugueses, 34 pontos, nas tarefas solicitadas no PISA para avaliar a sua capacidade criativa, estando acima da média foram considerados pela OCDE como tendo “significado estatístico forte”.

Sendo um resultado positivo que se regista, é também um pouco surpreendente dado que, também de acordo com o Relatório, as escolas portuguesas têm uma menor oferta de actividades científicas ou artísticas. Os nossos alunos também mostram menor nível de frequência de actividades escolares ou extracurriculares nestas áreas. Cerca de 10% refere o contacto com conteúdos artísticos, 7% com música, clubes de ciência ou informática e só 6% se relaciona com actividades como teatro ou publicação, jornais escolares, por exemplo, 5%.

No entanto, talvez o relatório venha reconhecer que os nossos alunos, tal como, aliás, os professores, são mesmo uns “mestres de criatividade”. Para conseguir lidar com as os efeitos que lhes chegam às salas de aula de muitas dimensões das políticas públicas de educação só mesmo uma dose significativa de criatividade e também de resiliência.

São competências imprescindíveis.

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