AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 11 de fevereiro de 2023

DA MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES

 Está a decorrer em Lisboa uma nova manifestação de professores em que se aguarda uma participação significativa que pode mesmo recordar 2008 no tempo de má memória de Maria de Lurdes Rodrigues.

Como é óbvio não sei que consequências terá e em matérias como recuperação do tempo de serviço “congelado”, estatuto salarial, modelo e gestão da carreira docente, contratação e formação, modelo de avaliação, etc., mas as políticas públicas que nestas matérias têm vindo a ser anunciadas não são animadoras. Também não têm sido animadores os sinais e os discursos das tutelas, Educação e Finanças.

Mais uma vez, o nível de insatisfação, desânimo e desmotivação, cansaço, desvalorização, dos professores é demasiado elevado para que não suscite a urgência de um acordo justo. A história não absolverá a responsabilidade da sua não consideração e a manutenção deste cenário.

Tantas vezes afirmo que alguns dos problemas dos professores são também problemas nossos. Sempre assim acontece quando está em causa a qualidade da educação e da escola, pública ou privada, e o trabalho de alunos, professores e pais.

Não podemos esquecer que os sistemas educativos com melhor qualidade, independentemente dos critérios de qualidade são, em regra, os que mais valorizam os professores, em termos sociais, em termos profissionais e também no estatuto salarial.

É verdade que muitos discursos e políticas públicas definidas pela tutela nos últimos anos, muitos discursos de alguns afirmados representantes dos professores e mesmo de alguns professores, muitos discursos de opinadores ignorantes e/ou com agenda, são fortes contributos para o clima que se vive nas escolas.

Sei também que o futuro passa pela educação e pela escola donde … não podem comprometer o futuro que se constrói todos os dias nas salas de aula.

Sei que a defesa da qualidade da educação e da escola, pública e também privada, passam incontornavelmente pela defesa e valorização das condições de trabalho, em diferentes dimensões, que possibilitem que o trabalho de escolas, professores, directores, técnicos, funcionários, alunos e pais tenha o melhor resultado possível.

O que é que não se percebe neste cenário que inibe a construção de um entendimento justo?.

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