AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

OS CONSUMOS DE ADOLESCENTES E JOVENS

 Foi divulgado o resultado de um inquérito, “Comportamentos Aditivos aos 18 anos: consumo de substâncias psicoativas", realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências junto de jovens com 18 anos que participaram no Dia da Defesa nacional em 2021.

Alguns indicadores. Em cada 10 jovens, 9 consumiram álcool, 5 consumiram tabaco e 2 a 3 consumiram uma substância ilícita (canábis, predominantemente) nos últimos 12 meses.

Também três em cada dez revelaram sentir alguns dos problemas identificados no questionário, predominando o mal-estar emocional.

Os jovens do género masculino, os que têm mais baixa escolaridade e os trabalhadores-estudantes, consomem mais frequentemente e revelam passar por mais problemas que atribuem aos consumos.

 Trata-se, de facto, de um cenário que merece atenção e retomo algumas notas envolvendo os consumos de adolescentes e jovens.

O consumo de diferentes substâncias, em quantidade e em grupo por adolescentes e jovens, sobretudo ao fim-de-semana, é muitas vezes entendido e sentido como o factor de pertença ao grupo, potenciando a escalada desse consumo, juntos bebemos ou fumamos mais do que sós, como é óbvio e o "estado" que se atinge é sentido como um "facilitador" relacional.

Por outro lado, a acessibilidade aos diferentes produtos não é complicada, antes pelo contrário, processa-se com a maior das facilidades. Muitos adolescentes ou jovens, ouvidos em estudos nesta matéria, referem ainda a ausência de regulação dos pais sobre os gastos, sobre os consumos ou sobre as horas de entrada em casa, que muitas vezes tem que ser discreta e directa ao quarto devido ao “mau estado” do protagonista.

Como é evidente, já muitas vezes aqui o tenho referido com base na minha experiência de contacto com pais de adolescentes, não estamos a falar de pais negligentes. Podem acontecer situações de negligência, mas, na maioria dos casos, trata-se de pais que sabem o que se passa, “apenas fingem” não perceber desejando que o tempo “cure” porque se sentem tremendamente assustados, sem saber muito bem o que fazer e como lidar com a questão.

De fora parece fácil produzir discursos sobre soluções, mas para os pais que estão “por dentro” a situação é muitas vezes sentida como maior que eles.

É preciso que a comunidade esteja atenta a estes adolescentes que, por vezes ainda antes dos 13 ou 14 anos começam a “aceder” às “litrosas”, aos shots, a qualquer outro produto para fumar ou consumir e também aos seus pais que estão tão perdidos quanto eles.

Para além da legislação de natureza proibicionista, parecem-me imprescindíveis, evidentemente, a adequada fiscalização e, sobretudo a criação de programas destinados a pais e aos adolescentes que minimizem o risco do consumo excessivo das diferentes substâncias.

É mais uma das áreas, comportamentos e saúde, que podem ser abordadas nas escolas com todos os alunos e sem que tenham de se constituir como “disciplinas” apesar de manifestos e discursos insustentáveis face a indicadores desta natureza.

Acresce que a proibição, como sempre, não basta e se prevenir e cuidar é caro que se façam as contas aos resultados do descuidar.

Sem comentários:

Enviar um comentário