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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

DO PISA E PARA ALÉM DO PISA

 Leio no Público que foi ontem apresentado em Lisboa um trabalho coordenado por António Teodoro sobre o conhecido estudo comparativo internacional o PISA (Programme for International Student Assessment).

Neste trabalho colocam-se reservas ao PISA ao nível metodológico, natureza dos conteúdos avaliados e amostras utilizadas. Por outro lado, questiona-se a utilização dos seus resultados na fundamentação de decisões em matéria de políticas educativas. Não conheço o trabalho agora apresentado e aguardo com alguma expectativa a sua divulgação. Algumas notas a propósito do PISA e para além do PISA.

A existência de avaliação externa nos sistemas educativos é uma ferramenta imprescindível de regulação e promoção da sua qualidade embora, só por si, não a garantam. Esta avaliação externa pode ser realizada em diferentes patamares e dispositivos de que exames, provas de aferição ou estudos comparativos internacionais de desempenho dos alunos como o PISA, PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study)..

Nesta perspectiva é sempre com interesse que se aguardam resultados destes dispositivos e importa considerar os seus indicadores.

No entanto como contributo para esta reflexão recupero uma peça publicada no The Guardian em 6 de Maio de 2014. Trata-se de uma carta dirigida a Andreas Schleicher, Director da OCDE e responsável pelo PISA, subscrita por um grupo alargado, significativo e de vários países de académicos e especialistas em educação ou representantes de entidades a operar neste universo. No documento é apresentada uma leitura muito interessante do PISA e também avançadas algumas sugestões de desenvolvimento.

Um pequeno excerto para apelar à leitura e, sobretudo, à reflexão.

"(…) By emphasising a narrow range of measurable aspects of education, Pisa takes attention away from the less measurable or immeasurable educational objectives like physical, moral, civic and artistic development, thereby dangerously narrowing our collective imagination regarding what education is and ought to be about. (…)"

Precisamos de não esquecer que existe educação para além do PISA.

Entretanto, vou procurar conhecer o trabalho agora divulgado.

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