Hoje, passando os olhos pela imprensa bem se nota que se
assinala o Dia mundial da Criança.
Não tendo AEC o meu neto veio almoçar connosco e aproveitou
para, uma vez que é o Dia Mundial da Criança que levará a alterações nas
actividades, preparar um ternurento texto cheio de afecto para sua coleguinha
mais que todas e um raminho com flores.
A conversa seguiu em torno dia mundial de …
O Simão entende que os dias mundiais devem ser de coisas que
a gente gosta. Perguntámos que dia mundial era bom que houvesse. Sem hesitar
afirmou que devia existir um Dia Mundial da Escola, gosta muito da escola. Este
gosto mostra como é possível reconstruir trajectos que não começam bem, foi o
caso do primeiro confinamento, estava ele no 1º ano e a mudança é notável para
este segundo ano em que também passou por novo confinamento.
Agora adora a escola e, como tal, entende que deveria ter o seu dia
mundial.
Também acho.
Os dias mundiais têm uma característica, toda a gente, incluído
a imprensa, valoriza e festeja o conteúdo assinalado mesmo que tudo volte ao habitual
nos dias seguintes.
E tanto que a escola está precisada de discursos e acções que valorizem, que se refiram à escola como um “monte de soluções” e não como um “monte de problemas”.
Existem demasiados discursos a cobrar à escola o que não pode dar e nem sequer é a sua função. No entanto, a culpa fica “colada”.
A esmagadora maioria dos miúdos gosta da escola, do tempo da
escola, ainda que nem sempre dos conteúdos das escolas.
Os miúdos gostam da generalidade dos professores e o afecto
é recíproco apesar dos sobressaltos e das dificuldades que também sabemos existirem.
Era bom que os pais e os professores se aproximassem mais e
valorizem a passagem pela escola dos mais novos, é o caminho para o futuro.
A escola para ser celebrada precisa de recursos adequados e das pessoas valorizadas.
Bom, acho que o meu neto Simão tem razão. Definitivamente
deveria existir um Dia Mundial da Escola.
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