O último Expresso traz uma peça extensa sobre a questão grave do envelhecimento da classe docente e a urgente necessidade do seu rejuvenescimento que os efeitos múltiplos da pandemia também vieram sublinhar.
De registar e a peça cita que o guru António Costa Silva,
convidado pelo Primeiro-ministro a elaborar uma “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030” sugere que se possa “investir
num programa de reformas antecipadas negociadas com os professores mais idosos
e alargar o recrutamento de novos professores jovens”.
O envelhecimento da classe docente não é um problema exclusivo
do nosso sistema, mas é particularmente grave sendo que alguns países também
afectados têm iniciativas já em desenvolvimento no sentido de o minimizar.
Recordando alguns dados de um trabalho desenvolvido pelo CNE
a solicitação da Parlamento e que o Expresso também refere, até 2030 mais de
metade do corpo docente, 57,8%, sairá para a aposentação. Esta previsão decorre
do facto de 52,9% dos professores têm 50 ou mais anos de idade e apenas 1,1%
tem menos de 35. Para além da elevada idade média, considerando os modelos de
selecção e recrutamento, matéria incluída do estudo, é ainda significativo que,
como também já era conhecido, em cinco anos a inscrição de alunos em cursos de
formação para a docência baixou para metade.
Como escrevi várias vezes a este propósito, num país
preocupado com o futuro este cenário faria emitir, como agora se usa, um alerta
vermelho e agir em conformidade. Retomo notas que, lamentavelmente, continuam
actuais e sobretudo preocupantes considerando o impacto no futuro próximo.
Recordo ainda um trabalho divulgado no final de 2018 pela
OCDE, “Reviews of School Resources: Portugal 2018” ou dados divulgados pela
Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e em estudos do CNE que
têm vindo a abordar o envelhecimento significativo da classe docente e as
potenciais consequências negativas que se agravam a cada ano que passa.
Ao perfil dos docentes em termos de idade acresce que como é
reconhecido em qualquer país, a profissão docente é altamente permeável a
situações de burnout, estado de esgotamento físico e mental provocado pela vida
profissional, associado a níveis pouco positivos de satisfação profissional.
Também o estudo da OCDE refere aspectos desta natureza e numa classe
envelhecida o risco é, obviamente, mais elevado.
Na verdade, este cenário só pode surpreender quem não
conhece o universo das escolas, como acontece com boa parte dos opinadores que
pululam na comunicação social perorando sobre educação e sobre os professores.
Também se sabe que as oscilações da demografia discente não
explicam a saída de milhares de professores do sistema, novos e velhos, como
também não explicam a escassíssima renovação, contratação de docentes novos.
Sem estranheza, no universo do ensino privado é bastante superior a presença de
docentes mais jovens.
Não esqueçamos ainda a deriva política a que o universo da
educação tem estado exposto nas últimas décadas, criando instabilidade e ruído
permanente sem que se perceba um rumo, um desígnio que potencie o trabalho de
alunos, pais e professores. Acresce que sucessivas equipas ministeriais têm
desenvolvido políticas que contribuem para a desvalorização dos professores com
impacto evidente no clima das escolas e nas relações que a comunidade estabelece
com estes profissionais. Os últimos tempos têm sido particularmente
elucidativos.
Sabemos que os velhos não sabem tudo e os novos nem sempre
trazem novidade. Mas também sabemos que qualquer grupo profissional exige
renovação por diferentes razões incluindo emocionais, de suporte, partilha de
experiência ou pela diversidade.
Com a previsível aposentação de milhares de professores num
prazo relativamente curto teremos uma significativa falta de docentes. O
problema é que muito pelo contributo de opinadores e por efeitos de algumas das
políticas públicas em matéria de educação a profissão de professor perdeu
capacidade de atracção como o trabalho do CNE também sublinha.
Parece clara a necessidade urgente de definir uma resposta
oportuna e consistente a este trajecto. Pode passar por um programa de acesso voluntário a
reformas antecipadas, mas obrigatoriamente terá de considerar a valorização da
função docente.
Sabemos que os sistemas educativos com melhor desempenho são
também os sistemas em que os professores são mais valorizados, reconhecidos e
apoiados.
Não parece difícil perceber porquê.
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