AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 11 de novembro de 2017

À MESA NAS ESCOLAS (Take 2)

As sucessivas denúncias de problemas nas cantinas escolares continuam na agenda. Trata-se evidentemente de situações que não deveriam acontecer, está em causa a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes e de muitos funcionários e docentes que são também utentes das cantinas.
Nesta matéria estarão envolvidas questões relativas aos modelos de serviço, em outsourcing e sem regulação apropriada, a tentação do aumento do lucro hipotecando quantidade, qualidade e serviço, negligência e falta de fiscalização, pessoal insuficiente, etc., incluindo um acidente sempre possível.
A tudo isto importa dar resposta, nenhuma dúvida sobre isso.
O que me levanta mais reservas é a generalização de processos disciplinares a alunos que tenham divulgado situações desta natureza, designadamente através das redes sociais.
Compreendo o dever de reserva na utilização e divulgação de imagens em locais públicos e espaços profissionais. É certo que basta entrar no FB, por exemplo, para perceber como boa parte dos utilizadores tem uma concepção extraordinariamente “elástica” para ser simpático do que é privacidade, discrição, pudor, reserva de imagem, etc.
Posso até aceitar a existência de regulamentos institucionais que regulem a divulgação de imagens do funcionamento e espaço interno dessas instituições.
No entanto, julgo que é altamente discutível se o processo disciplinar a alunos que divulgam “atentados” contra o seu bem-estar será uma boa decisão. Provavelmente inibirá futuras acções, retira poder reivindicativo, é claro para todos que a voz de alunos sobre problemas nas cantinas será uma voz baixa para algumas direcções escolares e empresas de prestações de serviços de restauração nas escolas
Julgo que a denúncia por meios não caluniosos e com informação comprovada de atentados ao bem-estar são legítimos, fazem parte da cidadania e da defesa dos direitos e será certamente um instrumento de pressão sobre a regulação que quem de direito deveria assegurar mas que o não faz de forma correcta.


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