AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 17 de julho de 2017

DOS RESULTADOS NOS EXAMES NACIONAIS

Os resultados conhecidos dos exames nacionais do e 12º ano mostram uma tendência de subida ligeira, casos de Português e Matemática em ambas as situações ainda que sem grande expressão e uma descida de algum significado de Física e Química A no 12º.
Creio que para todos nós a verificação de resultados positivos nos exames escolares é algo de positivo. No entanto, é sempre difícil estabilizar análises comparativas. Agumas notas breves.
Recordo uma intervenção pública ainda relativamente recente o presidente do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa ter admitido que os exames têm sido uma arma privilegiada na gestão política do sistema educativo. Através da "modulação", por assim dizer, da sua dificuldade, poder-se-á influenciar os resultados no sentido esperado e mais favorável a interesses de circunstância. Este entendimento minimiza o impacto das análises comparativas. Veja-se, por exemplo, a discussão recorrente e raramente consensual sobre o grau de dificuldade e adequação dos exames. Esta discrepância acontece, sem estranheza, até na apreciação do mesmo exame como repetidamente tem acontecido com os exames de Matemática registando-se diferentes opiniões entre a Associação dos Professores de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática.
No entanto, acredito que a tendência de melhoria também se deve, evidentemente, ao trabalho de professores e alunos.
Acresce neste quadro de variação que no caso do secundário existe sempre o risco de contaminar o acesso ao ensino superior pois, erradamente, este está excessivamente dependente das notas no secundário. Aliás e por esta razão vi referida a preocupação com o impacto que a descida a Física e Química A terá no acesso aos cursos de medicina.
A minha questão relativamente a estas matérias é o que fazer com os resultados dos exames dado que apesar da melhoria das médias o volume de retenções ainda é bem preocupante. E isto não tem rigorosamente a ver com os exames, está a montante, tem a ver com dispositivos de apoio e currículos, por exemplo.

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