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segunda-feira, 26 de junho de 2017

DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Creches financiadas pelo Estado podem admitir só crianças ricas

Talvez seja também por razões desta natureza que Portugal tem um dos mais elevados custos de equipamentos e serviços para crianças em idade de pré-escolar.
Aliás, há dias referi o relatório "Starting Strong 2017"que mostrava justamente que as famílias portuguesas são das que realizam mais esforço para assegurar educação pré-escolar o que evidentemente alimenta desigualdade de oportunidades.
Como disse, a escassez de respostas e recursos a preços acessíveis para o acolhimento a crianças dos 0 aos 3, creches ou amas, e dos 3 aos 6 anos, a educação pré-escolar tem diferentes implicações.
Uma primeira é desde logo a inibição de projectos de vida que incluam filhos contribuindo os preocupantes baixos níveis de natalidade.
Por outo lado, os custos dos serviços para a infância acessíveis em termos de proximidade e custos leva à procura de alternativas que passam por situações de menor qualidade e mesmo um mercado clandestino.
É por isso tão importante que se caminhe no sentido de garantir a acessibilidade universal em todo o período da educação pré-escolar aos três anos e criar respostas acessíveis, física e economicamente, às famílias para as crianças dos zero aos três anos. É imprescindível e urgente.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...

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