Como já aqui referi, estive a ler
com alguma atenção o Programa Eleitoral do PS, em particular no que respeita ao
universo da educação e, mais especificamente, o que se pensa ou propõe na
resposta educativa aos alunos com necessidades educativas especiais. O que se
tem passado neste campo nos últimos anos exige mudanças urgentes que protejam
os direitos dos alunos e famílias a uma educação de qualidade e, tanto, quanto
possível, junto dos seus colegas de idade.
No conjunto das 21 causas que integram
o Programa vasculhei a causa 2, "Combater o insucesso, garantir 12 anos de
escolaridade", e … nenhuma referência ao universo dos alunos com
necessidades educativas especiais
Estranhei mas depois encontrei.
Na causa 19, "Por uma Sociedade mais Igual" no ponto "Promover a
inclusão das pessoas com deficiência surge a intenção de promover "A
aposta educativa numa escola inclusiva de 2ª geração que deverá intervir no
âmbito da educação especial e da organização dos apoios educativos às crianças
e aos jovens que deles necessitam.
Ainda continuei a ler procurando
alguma clarificação sobre este interessante avanço conceptual "Uma escola
inclusiva de 2ª geração" mas ... nada. Mais nada.
Bom, a partir daqui restou-me
tentar estudar a questão, é um princípio de vida, não sabemos, procuramos a
quem sabe ou estudamos.
Mas nem por aqui encontrei algum
esclarecimento sólido e claro. Bom, para além da vossa ajuda que desde já
solicito, resta-me o “achismo”, ou seja, o que é que eu acho que é “uma escola
inclusiva de 2ª geração” “que deverá
intervir no âmbito da educação especial”.
Em primeiro lugar esta afirmação
não faz sentido algum, uma escola a intervir na educação especial, isto é o
quê, para além de uma enorme confusão e ignorância? Nem vale a pena tentar
perceber é uma charada sem solução e disparatada
Segundo, o que será mesmo uma “escola
inclusiva de 2ª geração”? Uma escola para os filhos dos alunos das escolas "inclusivas de 1ª geração” que de qualquer forma também não sei o que será? Uma escolinha pequena ao lado das escolas actuais”? Não
entendo mesmo, Alguém que me ajudasse e ficaria grato, gosto de perceber o que
nos pode vir a acontecer.
Na verdade a tentação de “inventar”
neste universo é frequente. Um dos melhores exemplos foi a criação na legislação
de uma figura designada por Currículo Específico Individual, uma coisa bizarra
onde se trancam alunos que dificilmente se libertam de estigma, rótulo, que
lhes colam. Aliás, e como sabem os mais próximos do universo da escola é vulgar
a deselegante e feia referência aos “CEIS”, os alunos que têm CEI, algo que não
consigo ouvir sem um sobressalto de incómodo.
Na altura tentei perceber este ”conceito”
Currículo Específico Individual” e também não encontrei grande ajuda. Talvez
esta dificuldade advenha do entendimento de que um “Currículo” que é desenhado para
um aluno, será, portanto, Individual, só pode mesmo, ser Específico, sobe pena
de não ser individual.
Temos muitos mais exemplos destas
questões que, do meu ponto de vista, radicam, entre outras, numa questão, a
tentação permanente de utilizar os normativos para criar doutrina quando os
normativos deveriam servir para regular procedimentos. A doutrina com base na
evidência científica e no quadro de valores, opções ideológicas e valores
constitucionais transmite-se através de orientações políticas, as leis apenas
devem regular os procedimentos.
Resta-me, como já compreenderam,
contar com a vossa ajuda para perceber o que será uma “escola inclusiva de 2ª
geração” que “deverá intervir no âmbito da educação especial”. Talvez o
autor(a) ou autores possam clarificar.
Muito agradecido.
Muito agradecido.
Surfando na net, ao acaso, saltou-me este estudo(?)
ResponderEliminarhttp://www.a2schools.org/skyline.home/files/correlates.pdf
Mas há mais, muitos mais. Alguns já falam na 3ª geração........
Obrigado pela informação. Já conhecia esta abordagem mas, como está nos conteúdos, no quadro teórico e metodológico das "Effective Schools" não na abordagem às "Inclusive Schools". Existirão, naturalmente, pontos de contacto mas creio que não se trata da mesma matéria pois "Effective School" não é sinónimo de "Inclusive School".
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