Era uma vez uma escola que tem uma Unidade de Apoio
Especializado a Alunos com Multideficiência. Certamente por algum estranho e raríssimo fenómeno, entre os alunos que frequentam aquela unidade não se vislumbravam
situações de multideficiência. Numa tentativa óbvia de aproveitar os recursos
ali colocados e numa situação que nunca, mas nunca, acontece, a Unidade é frequentada
por vários alunos que por alguma razão não “cabem” nas salas de ensino regular
mas que .. não apresentam quadros de multideficiência.
A sala de trabalho desta Unidade tem os vidros forrados a
papel opaco e os estores a tapar o espaço ainda descoberto das janelas. A
justificação para tal “protecção” é que, assim, os “outros”, os normais, não
espreitam para dentro. Como se sabe as actividades nas salas de aula devem
estar ao abrigo de olhares indiscretos.
À hora dos intervalos os alunos da Unidade ficam também na
sala. A justificação é que “não gostam” de estar ao pé dos outros. Está certo, assim
ficam onde se sentem bem, a escola é também para isso mesmo, para que os alunos
se sintam bem.
Também é importante contar que esta escola é uma escola que “defende
e pratica a inclusão”. Seja lá isso o que for.
Esta é uma história inventada e, como tal, não corresponde a
nenhuma realidade conhecida. Se isso acontecer trata-se, evidentemente, de uma
coincidência a que o escriba é alheio.
E se calhar, os professores e a Direcção do Agrupamento a que pertence essa Unidade, por suposição idiota, até participam em Seminários e Conferências sobre a "Escola Inclusiva"...
ResponderEliminarAinda bem que é uma escola inventada! Espero, sinceramente, que não espelhe nenhuma realidade.
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