Os dados do Relatório
PISA 2012, sob a responsabilidade da OCDE, sobre Matemática, Leitura e Ciências,
mostram que Portugal registou nos três anos em análise, 2009 a 2012, uma
evolução positiva, sobretudo a Matemática.
Estes resultados merecem
registo e vêm na linha do que já se verificava em anos anteriores. No entanto, como já tenho
referido, existem alguns aspectos recentes da PEC - Política Educativa em Curso
que receio que possam comprometer este trajecto.
De entre estes aspectos
destaco as mudanças nos Programas, justamente nos de Matemática, que segundo
alguns especialistas representam retrocesso e são inadequadas, o aumento do
número de alunos por turma, uma variável que num sistema educativo com as características
do nosso tem uma relação importante com os resultados escolares e finalmente a
preocupação com as dificuldades que as escolas atravessam na criação de
dispositivos de apoio eficazes ao trabalho de alunos e professores.
Por outro lado, como
também a OCDE tem sublinhado, devem ser considerados os riscos de um modelo de
avaliação excessivamente centrado em resultados e na medida, nos exames, o que podendo
potenciar resultados elevados poderá, por outro lado, aumentar assimetrias e
desigualdades.
Quero apesar de tudo
manter-me optimista e acreditar que o trabalho de alunos e professores poderá
resistir até a muito do que o Ministério da Examinação decide.
A notícia refere um aumento na última década e não nos últimos 3 anos. Nestes (2009-2013) existe estagnação ou mesmo regressão das pontuações.
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