AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FUGIR PARA A ESCOLA

Aqui há uns tempos convidaram-me para colaborar numa iniciativa no âmbito da educação  e do universo dos miúdos que tinha com título genérico "Fugir para a escola". Achei muito curioso e hoje, este enunciado emergiu da trama da memória e sugeriu umas notas.
Seria muito interessante, mas não passa, provavelmente, de um romantismo não compatível com a dureza crispada, agressiva e feia, dos tempos e da vida actual, imaginar que os miúdos quisessem fugir para a escola, não porque fugissem de algo mau, o contexto familiar, por exemplo, e que em bom rigor e lamentavelmente é por vezes tão mau que obriga a fugir, mas porque os miúdos quisessem correr para a escola por nela se sentirem bem. É verdade que para a maioria dos miúdos a estadia na escola é positiva, no aprender, no ser e no gostar. No entanto, para alguns outros a escola é um lugar de onde apetece fugir e muitos destes acabam por fugir da escola engrossando a estatística do abandono.
As escolas vão construindo muros cada vez mais altos e mais fortes. Nunca sei muito bem qual a verdadeira função dos muros da escola, impedir que os miúdos saiam ou impedir que os miúdos entrem. Acho que os muros da escola conseguem as duas coisas o que parece estranho.
Por outro lado, nos tempos que correm também muitos professores, bons professores, mostram por cansaço ou desesperança que já não fogem para a escola, um lugar de realização, de trabalho duro mas com uma das maiores compensações  que se pode ter, ajudar gente pequena a ser gente grande. O clima institucional, a burocracia, a deriva política vão levando a que a escola não apeteça, foge-se ou é-se empurrado para fora, apesar dos muros altos. Felizmente, muitos outros professores ainda conseguem fugir para escola, os alunos desses professores são miúdos com sorte.
Será que ficou mesmo impossível acreditar que os miúdos e os professores, de uma forma geral, queiram fugir para escola?

2 comentários:

  1. Continuo a acreditar que a maioria dos alunos vê na escola um lugar onde vale a pena estar (e este estar implica o aprender, o relacionar-se com os outros e o brincar).
    Já quanto aos professores, sinceramente, tenho a impressão que à medida que avança a idade dos docentes aumenta também a descrença e a pressa da reforma...
    Já agora, votos de um verdadeiro debate pelas Caldas.

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  2. Também sou optimista Pedro, o trabalho em educação, o ter filhos e um dia esperar netos, "obrigam-nos" ao optimismo.

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