Primeiro esqueceram que muitas
crianças precisam de apoios especiais para crescer e aprender.
Não era importante, os nossos filhos
aprendem e crescem muito bem.
Em seguida esqueceram que todas
as crianças que têm algumas dificuldades precisam de alguma ajuda.
Não era importante, os nossos
filhos não têm dificuldades.
Depois esqueceram que algumas crianças
podem precisar de ajudas especiais para poder realizar exames.
Não era importante, os nossos
filhos realizam os exames sem problemas.
Logo a seguir esqueceram que todas
as crianças devem ir à escola, é um bem de primeira necessidade.
Não era importante, os nossos
filhos vão à escola.
Em seguida esqueceram que juntar
continuadamente maus alunos com outros maus alunos não os torna melhores alunos.
Não era importante, os nossos
filhos são bons alunos.
Depois esqueceram que a
esmagadora maioria dos pais com filhos que não se comportam bem, precisa de
apoio e ajuda, não de multas.
Não era importante, os nossos
filhos portam-se bem.
Depois esqueceram-se que os
miúdos crescem e aprendem melhor no meio de um grupo que no meio de uma multidão
que os torna anónimos.
Não era importante, os nossos filhos
crescem e aprendem num grupo.
Em seguida esqueceram que a
escola é fundamental para todos, tem que se preocupar com todos e não só com
alguns.
Não era importante, os nossos
filhos estão incluídos nos alguns.
Finalmente esqueceram as
crianças.
Agora, que percebi, talvez seja
tarde para a escola pública.
Ou não.
Da Indiferença de Brecht
Muito boa adaptação do poema.
ResponderEliminarE infelizmente plena de verdades...
Quando muitos pais se aperceberem, será tarde demais.
É assim com todas as histórias e por mais que a mesma se repita, a maioria continua a olhar sempre e somente para o seu umbigo :)
ResponderEliminarUm pequeno pormenor, Martin Niemöller é, de acordo com a Wikipedia, o primeiro autor a utilizar os termos que Bretch também adaptou e com o poema "E Não Sobrou Ninguém".
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