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quinta-feira, 22 de março de 2012

ESCOLAS BEM LIDERADAS MAS MENOS BEM NA "MELHORIA"

Foi divulgado pela Inspecção-Geral da Educação o Relatório da Avaliação Externa das Escolas de 2006-2011.
Em termos telegráficos, não cabe aqui uma reflexão mais aprofundada, pode dizer-se que mais de metade das 1107 escolas avaliadas tiveram Bom em pelo menos quatro dos parâmetros considerados. O parâmetro com avaliação média mais elevada é o da "Liderança" e o parâmetro com pior desempenho é o da "Capacidade de auto-regulação e melhoria". Na contabilidade geral, os "pontos fortes" identificados suplantam os "pontos fracos" mas registam-se mais "constrangimentos" que "oportunidades".  No período em análise, aumentou o número de escolas com Bom no parâmetro "Resultados" e "Prestação de serviço educativo" e diminuiu no parâmetro "Capacidade de auto-regulação e melhoria".
Se bem podemos sintetizar, as escolas estão bem geridas (lideradas), os resultados aumentam tal como a qualidade da prestação de serviços educativos. Por outro lado, acentua-se a já conhecida dificuldade de auto-regulação e melhoria, o que sugere umas notas também breves.
Creio não estar enganado no entendimento de que a auto-regulação e melhoria dependem da organização e gestão escolar e, obviamente, da liderança. Como explicar a qualidade da liderança e a incapacidade de melhorar, se considerarmos ainda que os "constrangimentos" referidos são mais do que as "oportunidades"? Será da qualidade das equipas, do impacto de variáveis contextuais, dos modelos de funcionamento, normativos e orientações da tutela?
É certo que estamos a falar de um dispositivo de avaliação externa, no entanto, parece-me necessário que estes dados sejam cruzados com processos de avaliação interna que recorram a dispositivos de avaliação de natureza mais qualitativa e dirigidos a aspectos tão essenciais como as práticas que se desenvolvem, os modelos (no plural) de organização e do trabalho em sala de aula, os modelos de organização e funcionamento nas dimensões mais pedagógicas.
Em todo este universo, a qualidade da educação, a desejável autonomia das escolas, que se espera incrementada e consolidada, desempenhará certamente um papel fundamental.

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