AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 5 de outubro de 2010

AS PESSOAS, OS RECURSOS E OS MEIOS

Entre as iniciativas que pretendem comemorar o centenário da República, aparece a inauguração no dia de hoje de 100 escolas, algumas novas, outras que passaram por obras de beneficiação. Apesar da polémica em torno do programa de requalificação das escolas a cargo da Parque Escolar, como, aliás, não podia deixar de ser em Portugal (hoje é notícia e fonte de discussão a instalação de máquinas de alimentos nas escolas), a melhoria das condições de trabalho de professores, alunos e funcionários é, por princípio, uma boa decisão.
Deve dizer-se que nos últimos anos e apesar de muitas carências ainda verificadas o parque escolar nacional deu um salto qualitativo o que é positivo.
No entanto e como sempre, para além dos recursos e equipamentos que por direito dos miúdos devem estar disponibilizados em cada momento com a melhor qualidade possível, no fim temos as pessoas. E de facto, a escola, mais do que equipamentos e meios que se desejam de qualidade, é feita pelas pessoas, todas as pessoas, que na sua função específica lhe dão sentido e qualidade.
Desde o aparelho do ME, na definição das políticas educativas adequadas nas mais variadas dimensões, ao trabalho das direcções das escolas e agrupamentos, ao trabalho dos professores nas suas diferentes funções, ao trabalho dos alunos e dos pais através do nada fácil trabalho educativo familiar, o exercício da responsabilidade e intervenção individual são o mais sólido instrumento de qualidade ao serviço do sistema.
É nesta dimensão que me parece necessário insistir. A comunidade deve ser mais exigente face ao desempenho e à qualidade no que respeita a políticas educativas, na organização e funcionamento das escolas, no que respeita ao trabalho com os miúdos e dos miúdos, no que respeita à responsabilização e envolvimento das famílias, etc. Os meios e os recursos sendo fundamentais, só por si não garantem sucesso e qualidade, veja-se o exemplo recente do Programa Magalhães, um computador para cada menino e o que daí parece estar a resultar em termos de mudanças significativas e generalizadas no trabalho de alunos e professores.
Quando se aborda a questão dos meios, dos recursos e das pessoas em matéria de educação, lembro-me sempre de uma afirmação já com alguns anos do Council for Exceptional Children, "o factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
Sempre. No dia em que a agenda das consciências assinala o Dia Mundial do Professor é importante não esquecer.

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